Jefferson Manhães é reeleito reitor do IFF por mais 4 anos
Daniela Abreu 12/12/2019 00:37 - Atualizado em 16/12/2019 16:20
A comunidade dos 12 campi do Instituto Federal Fluminense (IFF) espalhados por 11 municípios do Rio de Janeiro definiu os diretores e o reitor da instituição pelos próximos quatro anos, em eleição que aconteceu nessa quarta-feira (11). Jefferson Manhães de Azevedo foi reeleito em votação histórica, com 73,63% do total de votos válidos, para comandar a gestão uma das maiores instituições de ensino do Estado até o ano de 2024. Ele acompanhou a apuração dos votos, todos computados em urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da quadra do campus Centro, onde também atuou como diretor. A apuração dos votos de todos os 12 campi do Instituto foi computada pela comissão eleitoral, no prédio da Reitoria, em Guarus, e terminou nos primeiros minutos desta quinta-feira (12).
Antes do final da apuração, mas já com ampla vantagem sobre os adversários, Jefferson, depois de cumprimentar o segundo colocado, Jonivan Lisbôa, que teve 16,34% dos votos válidos, opinou sobre diferença expressiva em seu favor nas urnas e sobre o compromisso da próxima gestão.
— Pelo resultado aumenta muito a nossa responsabilidade, porque a gente vê como a comunidade confia nesse projeto de educação, no fortalecimento da nossa instituição. Depois de quatro anos de gestão, além disso, ter uma recondução com este patamar de Educação é algo que nos deixa muito emocionado, mas com uma responsabilidade muito grande. De fato eu tinha certeza que essa comunidade daria uma resposta muito contundente mas o resultado me surpreendeu positivamente, porque eu percebia que a gente tinha todas as condições para ganhar mas o resultado foi surpreendente. Ganhamos em todos os campi e isso muito nos orgulha. Compromisso: como a gente vai, nos próximos quatro anos? Avançar, mas unir ainda mais essa instituição. Como a gente vai conseguir pegar as potências educativas e as inteligências que estão em todos os nossos campi e fazer com que façamos uma grande ‘consertação’ a favor de um projeto de educação que fortaleça todo o Instituto Federal. A gente não quer um, dois ou três campi de excelência, a gente quer um instituto de excelência. Porque todo estudante tem que ter direito, em qualquer um dos campi, a uma educação de altíssima qualidade e todo servidor dessa casa tem que ter um ambiente de trabalho adequado para o exercício das suas funções. E eu não tenho dúvida de que nós vamos pegar essa inteligência dessa instituição e colocar ainda mais a serviço dessa sociedade — disse o reitor.
Foram eleitos diretores, Paulo Vidal (45%), em São João da Barra; Emerson Bittencourt (31,13%), em Maricá; Leandro Costa (38,9%), em Bom Jesus de Itabapoana; Aline Estaneck (38,12%), em Quissamã; Luiz Alberto Hosken (13,11%), no campus avançado em Cambuci; Filipe Ribeiro (53,76%), em Itaperuna; Vitor Barbosa Saraiva (45,98%), em Cabo Frio; Marco Antônio Cruz Moreira (38,70%), em Macaé; Arthur Rezende da Silva (44,15%), em Santo Antônio de Pádua, Thati Medeiros (35,84%), em Guarus e Carlos Alberto (46,69%) no campus Centro.
Ao todo, o IFF conta com 715 Técnicos Administrativos em Educação, 14.743 alunos e 943 professores. Foram 309 votos em branco, 294 votos nulos e 10.047 abstenções.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS