Votação para reitor e diretores-gerais do IFF nesta quarta
10/12/2019 18:11 - Atualizado em 16/12/2019 16:17
  • Jefferson Manhães

    Jefferson Manhães

Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense irão eleger seus representantes para os próximos quatro anos nesta quarta-feira (11). As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos 12 campi, em 11 municípios, da instituição acontecem das 9h às 21h. Na última semana, a Folha trouxe uma série de reportagens com os três candidatos à reitoria: o atual ocupante do cargo Jefferson Manhães de Azevedo (32), o coordenador do Curso de Engenharia em Controle e Automação no campus Centro Maurício Gonçalves Ferrarez (34), e Jonivan Coutinho Lisboa (36), que é diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do campus Centro. A votação acontece em todas as unidades do Instituto, por meio de urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Estão aptos a votar os estudantes com matrícula regular em cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais e a distância do IFF, que foram matriculados até o dia 24 de outubro de 2019; e os servidores ativos, docentes e técnico-administrativos em educação, que ingressaram no Instituto até o dia 24 de outubro deste ano, que estão em uma das unidades em Bom Jesus de Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, Avançado Cambuci, Avançado Maricá e Avançado São João da Barra.
Para votar, estudantes e servidores devem apresentar um documento oficial com foto, sendo também aceito o crachá funcional emitido pelo IFF, no caso dos servidores; e a carteirinha estudantil emitida pelo IFF, no caso dos alunos. Os estudantes deverão votar no seu campus de matrícula. Os alunos matriculados em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD) votarão no campus em que possuem matrícula ativa. Já os servidores poderão participar do processo de consulta em seu campus de lotação.
Estudantes e servidores dos campi deverão votar primeiro para reitor, com a digitação de dois números na urna eletrônica, e depois para diretor-geral, com três números. Os servidores da unidade Reitoria votam apenas para reitor.
A presidente da Comissão Eleitoral Central, Luciana Costa, espera que o processo eleitoral ocorra com tranquilidade. “A nossa expectativa é de que tenhamos uma boa participação dos alunos, até por conta das urnas eletrônicas, que são os equipamentos utilizados na eleição regular. A gente espera que as eleições ocorram com tranquilidade. Não será permitida boca de urna, o que também ajuda no processo”, ressalta.
Entrevistas - O primeiro, Jefferson Manhães de Azevedo, pela chapa “Somos Todos IFF”, já foi diretor do campus Centro e tenta a reeleição ao cargo de reitor. Ele falou sobre os desafios de integrar todos os campi, ampliar a oferta de cursos e consolidar as unidades em funcionamento, além do trabalho junto a parlamentares para ampliar a verba orçamentária destinada à instituição. “Não há desenvolvimento sem educação de qualidade. Sou um educador que estou na gestão”, disse.
O segundo entrevistado foi Maurício Gonçalves Ferrarez, que tem uma história de 23 anos dedicados à instituição e atualmente é, pela terceira vez, coordenador do Curso de Engenharia em Controle e Automação no campus Centro. Em seu plano, ele prega uma gestão transparente que eleve a instituição, além de uma Escola Modelo para fortalecer a educação base da região. “A gente tem que evoluir a instituição para avançar. Proponho uma filosofia de trabalho diferente”, defendeu.
O terceiro e último da série de entrevista foi Jonivan Coutinho Lisboa, que tem amplo histórico na gestão e coordenação de cursos, em 26 anos de dedicação e se propõe como uma alternativa para integrar as diversas unidades do instituto e promover a consolidação, fazendo jus à autodefinição de ser um ávido defensor de uma educação para todos. “A comunidade acadêmica tem voz e precisa ser estimulada. Temos que consolidar o que tem e dar força às unidades”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS