Polícia Militar aponta redução de índices criminais na área do 8º BPM
Virna Alencar 10/12/2019 17:47 - Atualizado em 16/12/2019 16:17
O comandante do 8° BPM tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa
O comandante do 8° BPM tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa / Genilson Pessanha
A Polícia Militar divulgou neste mês de dezembro, dados estatísticos que apontam para uma redução de crimes patrimoniais na área do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em um comparativo 2019/2018, estando entre os principais: roubo a residência, roubo a estabelecimento comercial e furto a transeunte. Os dados foram apresentados justamente em um período de festas de fim de ano e de férias, quando a tendência é o aumento de tais modalidades criminosas. O comandante, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, atribuiu o resultado a um trabalho estratégico e integrado desempenhado com outras forças de segurança pública, como a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM).
A pesquisa aponta para uma redução de 67% em roubo a residência, 56% em roubo a estabelecimento comercial, 40% no número de furto a transeunte, 37% em casos de estupro, 10% furto a celular e 7% furto a estabelecimento comercial.
O comandante informou que patrulhamento e abordagens vêm sendo intensificadas em áreas comerciais da cidade, por meio da Operação Papai Noel, deflagrada desde o dia 1º, com um reforço de mais dez policiais militares na região, além do remanejamento de policiamento considerando o Regime Adicional de Serviço (RAS) de policiais militares e a Patrulha Escolar, momento propício com o período de férias nas instituições de ensino.
Outra estratégia adotada neste período de comércio aquecido foi estabelecer um contato direto com os comerciantes da cidade. “Nós entendemos que todo lojista é um potencial aliado da Polícia Militar. Ele está nas ruas, percebe as ações e pode acionar a polícia. Portanto, utilizamos a tecnologia a nosso favor e juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos criamos um grupo de Whatsapp, sendo um canal pessoal e personalizado, capaz de gerar essa reciprocidade”, afirmou.
O comandante ainda frisou a importância do registro na delegacia. “O que nos direciona é a mancha criminal. Diariamente no 8º BPM fazemos uma pesquisa mapeando os locais onde estão ocorrendo crime. Por isso, a importância das vítimas registrarem ocorrência, para identificação dos criminosos e respostas estratégicas à criminalidade”, disse ressaltando o trabalho integrado com a Polícia Civil e a GCM.
Para acionar a Polícia Militar, basta ligar para o 190 ou (22) 2723-1177. O batalhão cobre, além de Campos, os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS