Praça São Salvador recebe decoração de Natal
Paula Vigneron 11/12/2019 12:48 - Atualizado em 16/12/2019 16:18
Árvore está sendo montada na Praça
Árvore está sendo montada na Praça / Isaías Fernandes
Faltam 14 dias para o Natal, e a cidade de Campos iniciou, na semana passada, os preparativos para a festa. Na última sexta-feira (6), com iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e apoio de empresas privadas, trabalhadores começaram a decorar a área central da cidade.
A inauguração, que estava prevista para esta quinta-feira (12), foi adiada para a sexta-feira (13), em decorrência da instabilidade do tempo com chuvas que tem interrompido o trabalho de montagem da decoração.
Estão sendo montados a Árvore de Natal, a Casa do Papai Noel, o Presépio e a iluminação na fachada do Museu Histórico. Também no Centro, ruas foram fechadas para facilitar o trânsito e acesso da população às lojas da região no período de compras natalinas.
 
Este ano, a árvore de Natal terá 17 metros de altura, sendo 15 da estrutura metálica e dois da estrela que será instalada na parte superior. Para a iluminação do espaço, serão utilizadas cerca de mil lâmpadas de led. Presidente da CDL, Orlando Portugal afirmou que a iniciativa visa a reacender, na população, o espírito de Natal.
— O grande objetivo da CDL é resgatar, junto ao comércio local e à população como um todo, o espírito de Natal, para que as pessoas possam fazer da praça São Salvador, que é o Centro da cidade, uma reunião com as famílias. Na realidade, esse projeto foi encaminhado ao prefeito de Campos, e ele afirmou que, infelizmente, não tinha condição de arcar com essa despesa. Nós reformulamos o projeto e conseguimos parceiros comerciais para que a gente pudesse fazer aquela ornamentação toda — relatou o presidente.
De acordo com Orlando, a expectativa para as vendas deste final de ano é positiva e de muito otimismo, mesmo que, conforme destacou o empresário, ainda não tenha sido efetuado o pagamento do 13º salário por parte do governo municipal.
— O movimento de Natal vai trazer uma receita extra para os comerciantes, mas vai aumentar também a participação de ICMS do governo municipal no próximo mês e vai fazer com que as empresas locais consigam cumprir suas obrigações trabalhistas. É todo um contexto de circulação de recurso no nosso município. Isso é muito importante. E resgatar, acima de tudo, o espírito de Natal, fazendo com que o Centro da cidade, que é o maior shopping a céu aberto do nosso município, seja resgatado de maneira que motive o comerciante a acreditar que aquele é o melhor local. Nós temos certeza de que vamos atender, de maneira muito impactante, não só o comércio central, mas também todas as famílias de Campos — declarou.
Além da iniciativa privada, para a decoração do Centro, a CDL conta com diversos setores da Prefeitura de Campos. Entre eles, estão a Guarda Municipal, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e as superintendências de Iluminação Pública e de Limpeza Pública. A Polícia Militar também reforçará o apoio durante o período.
Ruas fechadas — Para facilitar a movimentação de pedestres no Centro de Campos, a Prefeitura interditou, nessa segunda-feira (9), o trânsito em trechos das ruas João Pessoa, Santos Dumont e Barão do Amazonas, com autorização do IMTT. O fechamento das vias seguirá até o dia 9 de janeiro de 2020, a pedido da CDL, e é uma tradição no período de fim de ano no município. O objetivo é garantir mais segurança e comodidade aos consumidores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS