Dermatologistas com consultas grátis no Hospital Escola Álvaro Alvim
Catarine Barreto 07/12/2019 10:54 - Atualizado em 11/12/2019 13:02
Dezembro Laranja: prevenção ao câncer de pele no HEAA
Dezembro Laranja: prevenção ao câncer de pele no HEAA / Catarine Barreto
Dentro da campanha Dezembro Laranja, o sábado foi de prevenção ao câncer de pele no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Uma equipe de dermatologistas disponibilizou consultas gratuitas. Foram mais de 150 pessoas no local em busca de atendimento. A iniciativa, que mobilizou alunos e professores da Faculdade de Medicina de Campos, busca ajudar na prevenção, identificação e tratamento da doença.
O câncer de pele, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, é considerada o tipo mais frequente no mundo. A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e raramente acomete crianças e pessoas negras.
Em uma sala da unidade, o dermatologista e diretor geral da FMC, doutor Edilbert Pellegrini Nahn Jr., explicou ao paciente José Maurício Bensi, de 79 anos, que estava acompanhado da filha Érika, os tipos de câncer e deu dicas para a prevenção e tratamento da doença. O médico disse que existem três tipos principais de câncer de pele, que são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma maligno e que, em média, são 180 mil casos por ano no Brasil.
  • Dezembro Laranja: atendimento dermatológico no HEAA

    Dezembro Laranja: atendimento dermatológico no HEAA

  • Dezembro Laranja: atendimento dermatológico no HEAA

    Dezembro Laranja: atendimento dermatológico no HEAA

José Maurício tem câncer de pele e também sofre de Alzheimer. Erika diz que a ação ajuda tanto na prevenção como para tirar dúvidas sobre o tratamento. “Acho importante esse tipo de campanha, para conscientizar a população. Além disso, tirei algumas dúvidas que surgem no dia a dia. Até comentei com o doutor que, na nossa época, se houvesse mais campanhas como essa, certamente o câncer de pele seria menor”, declarou.
Segundo o HEAA, o número de pacientes atendidos em campanhas como a deste sábado varia bastante, porque são de quatro a cinco médicos atendendo no ambulatório. Um balanço do atendimento será realizado posteriormente pelo hospital.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS