Iniciada a incorporação da Escola Técnica Agrícola à Uenf
05/12/2019 14:05 - Atualizado em 16/12/2019 16:29
  • Escola técnica é incorporada à Uenf

    Escola técnica é incorporada à Uenf

  • Escola técnica é incorporada à Uenf

    Escola técnica é incorporada à Uenf

O terreno onde está localizada a Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo (ETEAAS), bem como os prédios e todo o patrimônio físico, agora faz parte da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O despacho do governador Wilson Witzel que oficializa a doação foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro na última segunda-feira (2). Segundo o reitor da Uenf, Luis Passoni, a doação abrange todo o patrimônio físico da instituição. Em breve, deverá ser publicada a transferência acadêmica da instituição, referente à atribuição do ensino e pessoal.
A ETEAAS foi inaugurada em 21 de setembro de 1955, na Fundação Rural de Campos (Pecuária). Em janeiro de 1962, a escola passou a funcionar na Fazenda Aldeia, em Guarus. No local, funcionam atualmente uma escola de nível fundamental (6º ao 9º ano), com 210 alunos, e outra de nível médio técnico em agropecuária (1º ao 3º ano), onde estão matriculados 70 alunos. Ambas são vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
De acordo com o reitor, apenas o ensino médio deverá ficar a cargo da Uenf. “Vamos assinar um convênio com a Prefeitura para que esta passe a ser a responsável pelo ensino fundamental. Gradativamente, ela irá colocar os professores da rede municipal na escola e não será mais necessário contratar professores temporários, como vinha sendo feito”, disse.
O diretor da ETEAAS, Marcelo Almeida, explica que foi incorporada a Fazenda Aldeia, que possui uma área de aproximadamente 150 hectares. “São dois momentos distintos. O primeiro, a doação do terreno. O segundo será a incorporação da ETEAAS, como um Colégio Técnico”, afirma. Desde o início de suas atividades, em 1993, a Uenf utiliza a Fazenda Aldeia como área experimental para pesquisas dos laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). No local, funciona o Núcleo de Pesquisa em Zootecnia e Produção Vegetal da Uenf.
Segundo Marcelo, os dois lados ganharão com a incorporação da ETEAAS pela Uenf. “A perspectiva entre os professores é muito boa, pois acredita-se que a busca pela solução de desafios venha a ser facilitada pelo fato de a administração central passar a ser em Campos. Além disso, a vontade da Uenf, claramente demonstrada pela atual gestão e pela próxima, em aumentar os investimentos, cria a perseverança para a ETEAAS voltar a ocupar sua posição de destaque no ensino tecnológico agrário”, afirma.
Escola técnica é incorporada à Uenf
Escola técnica é incorporada à Uenf / Dvulgação
A partir da publicação do decreto oficializando a incorporação da ETEAAS pela Uenf, o Conselho Universitário (Consuni) terá um prazo de 90 dias para adequar o regimento da Uenf para receber os professores da escola. “É o Consuni que vai deliberar sobre a forma de agregarmos os professores da Faetec. É possível que tenha que ser feita também uma mudança estatutária”, explica. Segundo Marcelo, os professores seguirão, num primeiro momento, como “cedidos da Faetec para a Uenf”, podendo optar futuramente pela alocação.
Segundo Marcelo, a realidade na ETEAAS não é diferente das outras 27 escolas técnicas estaduais da rede Faetec/Secti. “A escola encontra-se fragilizada, devido às diversas práticas pouco elevadas da governança estadual, seja ela atual ou anterior. A infraestrutura está precisando de reparos e intervenções. No entanto, não há impeditivos para as atividades acadêmicas, tanto que o quadro atual de professores está completo e o setor produtivo foi reativado este ano. A dedicação de todos os atores (servidores, colaboradores, alunos e ex-alunos) permitiu e permite a resistência da ETEAAS”, diz.
Ele observa que a ETEAAS cumpre não só um papel educacional, como social. “A escola está localizada em uma região de vulnerabilidade social extrema”, diz. Quanto ao papel educacional, ele ressalta que o curso técnico em Agropecuária prepara adolescentes com formação profissional para o mercado de trabalho e para a continuidade acadêmica. “São potenciais alunos dos cursos da Uenf, como Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia. Eles saem com registo em órgão de classe e conhecimento agrário de excelência”, afirma.
Fonte: Uenf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS