Olimpíada Brasileira de Matemática: 5 alunos da rede municipal entre os vencedores
04/12/2019 19:34 - Atualizado em 11/12/2019 12:58
Divulgação
Cinco estudantes da rede municipal de Campos conquistaram Menção Honrosa na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP) de 2019. São eles: Davi da Silva Castro (E.M. José do Patrocínio), Bruno Machado Cozendey (E.M. Professora Olga Linhares Correa), Leticia Marcilio da Silva (Ciep Luis Carlos de Lacerda), Alessandro Cravo Fonseca (E.M. Iniciação Agrícola Jose F M Vasconcelos) e Pedro Henrique Gomes (E.M. Lulo Ferreira de Araújo). O resultado foi divulgado no fim da tarde da última terça-feira (3) no site oficial da competição.
Mais de 18 milhões de alunos brasileiros, matriculados em 54.831 escolas públicas e particulares, participaram da disputa. O objetivo da olimpíada é estimular o estudo da matemática, através de questões de raciocínio lógico, descobrir talentos e promover a inclusão social. A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
— A matemática tem uma fundamental importância para o desenvolvimento não só da Educação, mas da sociedade. Todos nós sabemos o quanto nos custam nossos baixos índices de domínio da matemática, em relação a outras nações. Por sabermos isso, desde 2017, quando me tornei secretário, nós criamos a Olimpíada Municipal de Matemática, para estimular os nossos alunos e melhorar nosso desempenho. Parabéns a todos os nossos estudantes vencedores — enfatizou o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari.
Esta foi a segunda vez consecutiva que Davi da Silva Castro conquista a menção honrosa. “Eu quero ser engenheiro. Sempre gostei de matemática e sou muito incentivado pelos meus professores”, relata o estudante de 13 anos, matriculado no 7º ano da escola da Penha.
A coordenadora de Matemática da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Fernanda de Freitas, acredita que o resultado positivo serve para motivar os alunos.
— Nosso objetivo em incentivar a participação na olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática, através da competição, identificando jovens talentos. Esse reconhecimento é importante para que eles possam ver que estão fazendo a diferença no meio escolar — ressalta.
Olimpíada Municipal - A 2ª Olimpíada Municipal de Matemática de Campos divulgou seus vencedores no último dia 25. São eles: Davi Gomes e Jocenildo Nascimento (Nível 1 -6º e 7º anos) da escola municipal Frederico Paes Barbosa; e Brendha Menezes de Oliveira e Júlio Cesar de Souza Júnior (Nível 2- 8º e 9º anos) da E. M. Santa Maria. A premiação ocorre na próxima semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS