Campos é declarado "Município de Interesse Turístico"
04/12/2019 11:57 - Atualizado em 10/12/2019 16:14
Publicação foi feita no Diário Oficial do Estado
Publicação foi feita no Diário Oficial do Estado / Danilo Alves/Supcom
Maior município em extensão territorial do estado do Rio de Janeiro e com inúmeras belezas naturais, Campos dos Goytacazes se tornou “Município de Interesse Turístico”. A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada pelo governador Wilson Witzel foi publicada na edição da última terça-feira (3) do Diário Oficial do Estado.
— Este é mais um passo importante para o fortalecimento do turismo de Campos como viés econômico, preparando o município para além dos royalties. Campos tem grande potencial que por anos foi deixado de lado. Desde o primeiro ano de governo, a nossa gestão se articula para esta consolidação. Em 2017, Campos voltou a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, quando o último registro havia sido em 2013 — frisou o prefeito Rafael Diniz.
O diretor de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Hans Muylaert, destacou que, para receber a classificação, os municípios precisam preencher alguns critérios, como potencial turístico, possuir Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos.
— Nossa função é promover o turismo como atividade econômica de forma estratégica, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o município e região — definiu Hans Muylaert, destacando o portal do turismo Revele Campos. Lançado dia 22 de agosto no Salão de Turismo,o portal conta com uma lista de hotéis, belezas naturais, igrejas e casarios entre as informações disponíveis. O endereço eletrônico para acessá-lo é revele.campos.rj.gov.br.
Ainda de acordo com a publicação, são condições indispensáveis e cumulativas para a classificação de município como estância turística: ser destino turístico consolidado, determinante de um turismo efetivo gerador de deslocamentos e estadas de fluxo permanente de visitantes, bem como possuir expressivos atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, naturais, culturais ou artificiais, que identifiquem a sua vocação voltada para algum ou alguns destes segmentos: turismo social, ecoturismo, turismo cultural, religioso, de estudos intercâmbio, de esportes, de pesca, náutico, de aventura, de sol e praia, de negócios e eventos, rural e de saúde.
Hans Muylaert disse ainda que a implantação da sinalização turística, realizada em maio deste ano, foi um dos pontos fortes para a conquista.
— Destinar recursos para potencializar o turismo significa aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda. A implantação da sinalização turística contou com indicativos de acesso para pontos de interesse do município, como atrativos naturais e igrejas, capelas e paróquias antigas — concluiu.
Fonte: Prefeitura de Campos
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS