Professora Angellyne Moço Rangel traz sua visão sobre a eleição no IFF
04/12/2019 07:47 - Atualizado em 11/12/2019 12:56
Na sequência da cobertura do Grupo Folha sobre a eleição para reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF), o Folha no Ar, da Folha FM 98,3, recebeu ontem a professora Angellyne Moço Rangel, que é servidora da instituição. Como ela está fora do processo eleitoral, foi a oportunidade de abordar o pleito sob outro ponto de vista, que não o dos candidatos. Ela destacou que o caminho para disputa, que acontece na próxima quarta-feira, tem sido respeitoso e democrático, mas demostrou uma preocupação pessoal de que o resultado das urnas não seja respeitado.
— Minha preocupação é na garantia dessa legitimidade do processo. Nós estamos em um contexto muito complicado, com relação à postura, por parte da presidência, por vezes de indicação de representações que não foram necessariamente eleitas. Algumas universidades têm recebido alguns interventores. Precisamos prezar e defender muito a legitimidade do nosso processo — afirmou a professora.
Angellyne disse acreditar que as candidaturas a reitor refletem movimentos da população, com preferências partidárias de direita ou esquerda, mas prezando sempre pelos interesses da instituição. Ela disse acompanhar que as pessoas estão dispostas a debater os planos de gestão. “Que os candidatos eleitos tanto para as direções dos campi, como para reitoria, tenham essa postura firme, de defesa da escola pública, dos interesses públicos e das pessoas que irão representar. Os resultados refletirão, de alguma maneira, essa expectativa das pessoas de continuarem numa instituição centenária, que se fortalece gradativamente”.
Uma eleição tranquila na próxima semana é a aposta de Angellyne. Ela ainda disse acreditar que o próximo reitor tem de estar preparado para os desafios:
— Torço para que nós consigamos eleger nossos representantes de modo tranquilo, respeitoso e democrático. Ao mesmo tempo, entendendo que nós precisamos de perfis de liderança que sejam engajados. Quando falo engajado, não é no sentido de política partidária. É de estar disponível e disposto, inclusive, a superar desafios que a instituição apresenta e vai apresentar. Isso, tanto de orçamento, como de políticas públicas e alcance dos nossos projetos institucionais.
A eleição para reitoria do IFF continua na pauta do Folha no Ar. Na terça, o entrevistado foi o candidato Jonivan Lisbôa. Como aconteceu um debate ontem pela manhã na instituição, coube a Angellyne trazer a análise de quem está no IFF, mas não na disputa. Hoje, às 7h, o entrevistado será o candidato Maurício Ferrarez. Amanhã, será a vez do reitor, candidato à reeleição, Jefferson Manhães. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio. (A.N.A.)
Confira a entrevista:
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS