Bolsa Família capacita para busca ativa de alunos não localizados
03/12/2019 23:45 - Atualizado em 11/12/2019 12:56
Divulgação
O V Encontro da Equipe Programa Bolsa Familia (PBF)/ CadÚnico aconteceu nesta terça-feira (3) com objetivo de oferecer mais uma capacitação e socializar informações do Ministério da Cidadania, pertinentes ao descumprimento de condicionalidades. O encontro foi direcionado aos assistentes sociais do programa e entrevistadores que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e aconteceu no SENAC/Campos.
 Um dos principais temas tratados no Encontro diz respeito à Instrução Operacional número 26 do Ministério da Cidadania que trata de alunos não localizados no acompanhamento da Educação. Uma das estratégias das equipes do Programa para diminuir a lista desses estudantes não localizados é a busca ativa dos mesmos e encaminhamento para a Secretaria de Educação, a fim de evitar o bloqueio do benefício por parte do Governo Federal.
— Nós da Coordenação do Bolsa Família estivemos em uma reunião no Rio no último mês, onde foi tratado esse assunto e, imediatamente, marcamos esse encontro para multiplicarmos os conhecimentos adquiridos com toda equipe. Desta forma, todos poderão oferecer atendimento qualificado à população, como preconiza o Ministério da Cidadania — explicou a assessora chefe de Transferência de Renda e Benefícios Assistenciais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Simone Barreto.
O trabalho do PBF é intersetorial, e acontece em conjunto com a Secretaria de Educação, Saúde e SMDHS. A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do Cadastro Único (CadÚnico) do município de Campos continua acima da média nacional, conforme informa o site do Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Isso significa que o cadastro do município está bem focalizado e atualizado.
Além disso, a cobertura do Programa Bolsa Família (PBF) também atende satisfatoriamente ao que preconiza o Governo Federal, ou seja, de 100% em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O município já alcançou a meta de atendimento do Programa”, diz o site.
A qualidade dos dados cadastrais e a constante capacitação das equipes garantem esses resultados e, principalmente, colaboram para que as famílias pobres e extremamente pobres do município passem a ser beneficiárias do PBF. “Hoje, toda a equipe do Programa em Campos está capacitada com o sistema de CadÚnico oferecido pela Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro”, informou Simone.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS