Museu de Macaé quase dobra público em 2019
30/12/2019 15:43 - Atualizado em 08/01/2020 14:01
Com vários projetos, museu passou a ser reconhecido como espaço de pesquisa sobre a história e cultura da cidade e região
Com vários projetos, museu passou a ser reconhecido como espaço de pesquisa sobre a história e cultura da cidade e região / Divulgação/Ascom Macaé
Completados os seus 15 anos, o Solar dos Mellos — Museu da Cidade de Macaé tem muito para comemorar. Por isso, uma cápsula do tempo foi deixada na casa para ser aberta daqui a 100 anos, para que as próximas gerações conheçam mais sobre a sua história, a do município e da região. O museu passou a ser reconhecido como um importante espaço de pesquisa sobre a história e cultura regionais e também se tornou um espaço cultural e de convivência aberto a diferentes públicos. Anualmente, é traçada a meta de superar o número de visitantes que interagem nas diversas atividades promovidas na casa no período anterior. De 2018 para 2019, o museu obteve um aumento de público de 90%, passando de 5 mil para aproximadamente 9.500 visitantes.
Além dos projetos culturais criados ou reavivados a partir de 2018] (Café Literário, Curta no Museu, Quintas no Museu, Visita Guiada e Lugares da Memória), outras importantes iniciativas contribuíram para que o Solar dos Mellos ampliasse seu espaço de importância para a cultura regional. Entre elas o investimento em tecnologia, com a finalidade de preservar e democratizar fontes históricas primárias de pesquisa. Foram adquiridas uma mesa de higienização para dois operadores, uma de alta resolução e scanner planetário portátil, com sistema suspenso para livros e obras raras, e ainda um HD externo para arquivamento digital do acervo.
O museu como centro cultural se apresenta também como espaço de educação não formal em várias áreas. Esta iniciativa, iniciada no ano passado, consolidou-se em 2019 com o fortalecimento de parcerias. Um dos colaboradores para divulgação é o Sebrae, que ofereceu no Solar dos Mellos ciclo de palestras e também formações específicas para empreendedores da cidade em diferentes nichos de atuação.
A secretaria de Cultura ofereceu ainda, no espaço formações para públicos os mais diversos. Os estudantes aprovados no processo seletivo para a Guarda Mirim de Macaé fizeram o curso de História Regional, do programa de Educação Patrimonial Municipal, vinculado ao programa nacional Integração Museu-Escola. Também, para atender ao público da feira de negócios e tecnologias Brasil Offshore, um grupo de guardas seniores recebeu treinamento do programa.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS