Conheça Aracaju e se encante!
*Filipe Aquino 30/12/2019 15:39 - Atualizado em 08/01/2020 14:01
Capital sergipana é um destino atraente para visitantes
Capital sergipana é um destino atraente para visitantes / Divulgaçã
Ainda pouco conhecida dos brasileiros, Aracaju é uma cidade surpreendente e um excelente destino turístico não apenas no verão. Comece a se surpreender pelo Museu da Gente Sergipana, fantástico e high-tech. Durante a visita, o turista faz uma imersão no folclore, nos símbolos, na natureza, arte, história, culinária, nas festas nos e costumes sergipanos, em linguagens tecnológicas modernas e interativas. Conheça também o Palácio e Museu Olímpio Campos, antiga sede do Governo do Estado, com seus espaços nobres, salas de reuniões e banquetes, além dos mobiliários, objetos, obras de arte e espaços privativos dos governantes.
Parada obrigatória no Centro Histórico de Aracaju, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição (1875) ostenta pinturas que fazem referência ao surgimento de Aracaju, planejada em 1855 para substituir a antiga capital, São Cristóvão. Esta última, de arquitetura colonial, é Patrimônio Mundial da Unesco e pode ser visitada a partir de Aracaju. Os mercados municipais na região central da capital sergipana atraem pela arquitetura, as histórias locais, os cheiros, as cores e os sabores dos alimentos e produtos regionais. Já no Centro de Turismo, os visitantes encontram lojas de artesanato, além do Museu do Artesanato Sergipano. E, para apreciar toda essa beleza do alto, vale uma pausa na Colina de Santo Antônio e uma visitinha ao santuário do santo casamenteiro.
Outra bela surpresa é a orla de Atalaia, onde visitantes e locais desfrutam dos parques e equipamentos esportivos ao longo de seis quilômetros à beira mar. A praia surpreende pela urbanização e diversidade de atrativos como hotéis, restaurantes e espaços como a Passarela do Caranguejo, ponto de encontro para saborear pratos derivados do crustáceo e dançar forró no embalo de sanfona, triângulo e zabumba.
Ao todo, são 35 quilômetros de praias. A praia do Robalo é uma das preferidas dos turistas. E, para quem quer surfar ou busca tranquilidade, a do Mosqueiro é a melhor tradução de sossego na orla de Aracaju. Já na divisa de Sergipe com a Bahia, fica a paradisíaca Mangue Seco. Outra opção de sol e mar é atravessar o rio Sergipe de barco para mergulhar na Ilha de Santa Luzia, adornada de coqueiros e pontilhada pelos barcos de pesca.
Ainda em Aracaju, é possível passear de barco pelo manguezal do rio Vaza Barris, que adorna a cidade. O turista se familiariza com o “berçário do oceano”, onde a vida marinha se renova. É do mangue que saem os caranguejos e mariscos que viram petiscos, caldos, moquecas e tantos outros pratos que alimentam visitantes e moradores e fazem girar a economia do turismo sustentável. Na mesma linha da preservação da natureza, visitar o Oceanário de Sergipe, na orla de Atalaia, equivale uma aula “ao vivo” sobre conservação das espécies do mar e das águas do rio São Francisco. Os Cânions e a Foz do rio São Francisco também são passeios inesquecíveis.
Festas populares — Em janeiro, Aracaju ferve com a prévia que antecipa o Carnaval na cidade nos dias 19, 20 e 21. A festa segura o folião local e atrai visitantes dos carnavais de Recife e Salvador. Em junho, o Forró Caju atrai turistas de todo o Brasil. Cerca de 100 mil pessoas, por noite, ocupam as ruas e os parques da cidade para comer, beber e dançar quadrilhas juninas, além de participar dos shows com atrações regionais e nacionais.
Fonte: Ministério do Turismo.
Capital sergipana é destino atraente para visitantes
Capital sergipana é destino atraente para visitantes / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS