Muita dança em Tócos neste sábado com o Ragha nos Bairros
06/12/2019 19:43 - Atualizado em 10/12/2019 16:01
Ragha nos Bairros em Nova Brasília
Ragha nos Bairros em Nova Brasília / Divulgação
Já no clima do Verão 2020, com presença confirmada na programação oficial do Farol de São Thomé, o Ragha encerra hoje, em Tócos, o tour 2019 do projeto Ragha nos Bairros. Marcado para começar às 15h, o evento gratuito promete muita dança e animação para o público na praça da localidade da Baixada Campista. Neste ano, o Ragha nos Bairros começou pela Penha, em junho, e passou por Goitacazes, Nova Brasília, Jóquei Clube e Nova Goitacazes.
— Chegamos ao final de mais um ano do projeto Ragha nos Bairros com o sentimento de dever cumprido. Fico feliz por conseguirmos levar a arte, a dança e, principalmente, alegria e esperança à população de bairros periféricos de Campos que, muitas vezes, não tem condição de pagar para participar de aulas ou eventos culturais. Damos o melhor de nós para proporcionarmos momentos de lazer e alegria a essas pessoas. Nossa intenção é fazer daquele momento com o Ragha o melhor momento. E para nós, do Ragha, é gratificante — ressaltou a coordenadora Juliana Reis, que acompanha o projeto desde o começo.
Iniciado em 2017, o Ragha nos Bairros leva a dança, de forma gratuita, a comunidades do município de Campos, visando a valorização dessa arte que tem o poder de transformação. Além do aulão com todo o Time Ragha, outras atividades são realizadas nas praças durante o evento, como recreação, sorteios e concursos de dança.
  • Ragha nos Bairros na Penha

    Ragha nos Bairros na Penha

  • Ragha nos Bairros na Penha

    Ragha nos Bairros na Penha

  • Ragha nos Bairros em Nova Brasília

    Ragha nos Bairros em Nova Brasília

  • Ragha nos Bairros no Jóquei Clube

    Ragha nos Bairros no Jóquei Clube

  • Ragha nos Bairros no Jóquei Clube

    Ragha nos Bairros no Jóquei Clube

  • Ragha nos Bairros em Goitacazes

    Ragha nos Bairros em Goitacazes

  • Ragha nos Bairros em Nova Goitacazes

    Ragha nos Bairros em Nova Goitacazes

  • Ragha nos Bairros em Nova Goitacazes

    Ragha nos Bairros em Nova Goitacazes

  • Ragha nos Bairros em Nova Goitacazes

    Ragha nos Bairros em Nova Goitacazes

Segundo os realizadores, o projeto é muito mais que uma oportunidade de entretenimento sem custo para o participante. Ele proporciona benefícios físicos e sociais à população, por se tratar de uma atividade cultural que estimula ainda a prática do exercício físico e a integração da comunidade. De quebra, ainda movimenta a economia local, devido ao grande público que atrai.
— Acompanho o Ragha há um ano e cinco meses, e os momentos com o projeto estão sendo maravilhosos para mim. Estou adorando participar de cada edição do Ragha nos Bairros, ir a cada comunidade, me envolver com pessoas diferentes, sempre ser bem recebida nos locais e ver como as pessoas falam bem do projeto. Isso não tem preço — disse Sheila Aparecida Felismindo, moradora de Goitacazes. — Também estou muito ansiosa para a chegada do verão, no Farol, onde o Ragha também arrasa, arrastando uma multidão e fazendo todos dançarem. Tenho muito orgulho de fazer parte de um movimento de dança desse porte, visto a camisa do Ragha com muito amor. E é muito gratificante quando saio com a camisa na rua e as pessoas me param para falar que gostam do projeto.O Ragha mudou a minha vida e me faz feliz — relatou.
O resultado obtido pelo Ragha nos Bairros desde 2017 foi enfatizado pelo dançarino e coreógrafo baiano Alirio Menezes, que lidera o projeto. “O Ragha nos Bairros leva entretenimento aos quatro cantos da cidade e integra a comunidade com a dança, que é uma atividade que tem o poder de envolver e transformar. E sempre temos uma resposta muito positiva por onde passamos”, comentou.
Verão — A exemplo do que aconteceu no Verão 2019, o Ragha já está preparado para movimentar a praia do Farol de São Thomé com aulões durante os meses de janeiro e fevereiro, nos finais de semana, com coreografias de músicas de diversos ritmos e artistas brasileiros.
O Ragha — Criado em 2016 por Alirio Menezes, é um movimento de dança que nasceu em Campos com objetivo de transformar vidas através da arte. O Ragha promove aulas regulares gratuitas em sua sede — a Casa do Ragha —, em Nova Goitacazes, e nas praças do Flamboyant, da Penha e de Tócos, além de diversos eventos gratuitos em comunidades do município, estimulando a prática da atividade física, o conhecimento cultural, o reforço da autoestima e o respeito às diferenças.
Em 2019, o Ragha percorreu várias escolas do município, compartilhando conhecimento e vivências. Bullying, depressão, autoestima e respeito às diferenças estão sempre entre os assuntos abordados nos bate-papos com os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, realizados no projeto Ragha nas Escolas. Os integrantes do grupo contam suas experiências, carregadas de aflições e conquistas, e encorajam outros jovens a darem seus testemunhos. Não poderia ser diferente: cada visita às instituições é encerrada com muita dança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS