Dom Roberto Guimarães lança livro 'A Voz do Pastor'
Matheus Berriel 03/12/2019 22:37 - Atualizado em 10/12/2019 16:04
Após missa, Dom Roberto Guimarães realizou sessão de autógrafos
Após missa, Dom Roberto Guimarães realizou sessão de autógrafos / Rodrigo Silveira
Foi lançado na noite desta terça-feira (03), no Colégio Eucarístico, em Campos, o livro “A Voz do Pastor”. Trata-se de uma uma coletânea de artigos publicados na Folha da Manhã pelo bispo emérito da Diocese de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães, no período entre junho de 2003 a dezembro de 2006. Após a missa ministrada pelo autor do livro, foi realizado coquetel com sessão de autógrafos.
— A palavra nunca morre. Durante todos os meus 15 anos na condição de bispo, fui acumulando essa matéria, que saía semanalmente na Folha da Manhã. E veio à tona. Essa palavra estava guardada no arquivo. De repente ela ressuscita e, modéstia à parte, é um conteúdo agradável. Não é aquele texto pesado, cansativo para a leitura. São períodos curtos. De maneira que eu fico feliz, graças a Deus, por iniciativa do doutor Décio Guimarães. Graças a ele isso tudo está acontecendo — disse Dom Roberto Guimarães.
A obra “A Voz do Pastor” foi publicada pela Editora Brasil Multicultural que, junto ao autor, cedeu os direitos autorais e parte das vendas para o trabalho vocacional das Irmãs do Bom Conselho. Além de ter participado de todo o processo de edição, desde a seleção dos textos, o professor Décio Guimarães também foi responsável por assinar o prefácio do livro. A apresentação foi escrita pelo teólogo e comunicador padre Joãozinho.
Bispo titular de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz prestigiou o lançamento e falou sobre a importância de Dom Roberto Guimarães durante o período em que esteve à frente da Diocese, de 1996 a 2011.
— Dom Roberto Guimarães foi uma figura destacada na reconciliação, com a Administração (Apostólica São João Maria Vianney). Ele trouxe paz e, certamente, organizou muito a Pastoral Vocacional por respeito à vida consagrada. Nos dá um pouco do que foi a sua obra — disse Dom Roberto Francisco, mencionando o início do triênio preparatório para o centenário da Diocese de Campos, que será comemorado em 2022. — Estamos resgatando dentro destes 100 anos a parte que coube a Dom Roberto, que foi um dos bispos daqui mesmo, um campista. Conseguiu costurar a unidade. A gente prolonga essa paz litúrgica, a paz do concílio, e graças a Deus estamos vivendo um momento muito bom. Ao contrário do mundo, que está cada vez mais em conflito e com intolerância, aqui, pelo menos, como disse muito bem o padre Joãozinho, estamos vivendo a unidade na diversidade. E o temperamento de Dom Roberto, a bondade de Dom Roberto... Ele fez muito para isso. É um grande testemunho de quem ele é, da simplicidade, da sua bondade e da sua ternura — pontuou o bispo atual.
O bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, foi outro a marcar presença e enfatizar a importância de Dom Roberto Guimarães na manutenção da fé católica em Campos.
— Nossa gratidão a Dom Roberto. Fui para o seminário por causa dele. Cantei na ordenação sacerdotal dele, depois foi meu professor no seminário. Ele ajudou muito na reconstrução de Campos, na reconciliação, criação da Administração Apostólica. Por gratidão a ele nós estamos aqui para prestigiar o lançamento do livro — afirmou.
Bispo de Barra do Piraí, Dom Luiz Henrique da Silva Brito também esteve em Campos para participar da missa e da solenidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS