Saúde bucal: prevenir é o melhor caminho
03/12/2019 17:32 - Atualizado em 10/12/2019 16:04
Consultas com dentista são essenciais
Consultas com dentista são essenciais / Divulgação
Um sorriso bonito promove bem-estar e eleva a autoestima, mas cuidar da saúde bucal vai além de aspectos estéticos. Cuidar da saúde dos dentes é uma forma de prevenir doenças. Por isso, atos simples e diários podem ser tomadas com foco na promoção da saúde bucal. O primeiro passo é manter hábitos saudáveis. Atitudes como boa higiene, não beber e não fumar podem ajudar a reduzir incidência de câncer de boca, por exemplo. Pessoas com deficiência também devem adotar uma rotina de cuidados em casa, com apoio dos seus cuidadores, e no consultório dentário.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O consumo regular de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de desenvolver câncer, além de uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras. Promover um estilo de vida saudável só trará benefícios.
Higienização — Para evitar a cárie, problema bucal mais comum, a dica principal é a correta higienização. As cáries são causadas por bactérias que vivem na boca e utilizam o açúcar dos alimentos para produzir ácidos que destroem os dentes. Com a falta de cuidados, a doença pode causar dor, desconforto e até perda do dente.
Também ocorrem casos de gengivite em virtude do acúmulo de placa bacteriana formada por restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Quando não é tratada, pode avançar e atingir o osso que sustenta o dente (periodontite), causando exposição da raiz do dente e mobilidade, podendo levar também à perda do dente.
Escovação — É preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de dormir. A higiene dos dentes deve ser feita utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental na quantidade recomendada de acordo com a faixa etária. Profissionais da saúde bucal recomendam a escovação passando o fio dental entre todos os dentes. Escovar a língua também é muito importante, pois ela acumula restos alimentares e bactérias que provocam o mau hálito.
Dentista — Visitar o dentista regularmente também é essencial. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento bucal integral a todos os brasileiros. O dentista deve ser procurado, inclusive, em casos de alteração na boca, ferida que não cicatriza, mesmo que indolor, manchas, caroços, inchaços e placas esbranquiçadas ou avermelhadas.
Cuidados em todas as idades — É importante cuidar dos dentes em todas as fases da vida. Durante a gravidez, a gestante pode fazer o acompanhamento bucal, pois as alterações hormonais comuns à gestação, como aumento dos hormônios estrogênio e progesterona, podem agravar as condições de doenças periodontais, como sangramento na gengiva.
Com o nascimento dos primeiros dentes do bebê, uma gaze úmida pode ser usada para fazer a higienização e a criança já ir acostumando à rotina de higiene bucal. O adequado é fazer a escovação com pasta de dente com flúor, e priorizar alimentos saudáveis, sem açúcar artificial, como balas, pirulitos, chicletes, sucos artificiais e refrigerantes, que comprometem, inclusive, a saúde dos dentes.
Em casos de utilização de prótese total (dentadura), é recomendado limpá-la com sabão ou pasta e escova de dente. Também é necessário limpar a gengiva e a língua. É recomendável ficar sem a prótese algumas horas durante o dia e dormir sem usá-la, deixando-a sempre em um copo com água limpa.
Fonte: Ministério da Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS