O outono em Mônaco, o verão de São Martinho
*Filipe Aquino 02/12/2019 18:37 - Atualizado em 10/12/2019 16:03
Mônaco
Mônaco / Divulgação
Durante o reinado de S.A.S. o Príncipe Soberano, o feriado nacional acontece em 19 de novembro, dia de São Rainier. Este dia de festa inicia-se com um “Te Deum” na Catedral de Mónaco, com a presença da família Real. Este dia é uma oportunidade para a população monegasca prestar homenagem aos seus príncipes.
As festividades são organizadas em toda a cidade, com uma grande exibição de fogos de artifício, concertos, desfiles na praça do Palácio, entrega de decorações. A festa popular, instalada por 15 dias, atinge a sua plenitude para o prazer de pequenos e grandes; terminará uma semana depois do feriado nacional.
O outono no Principado é também marcado por outros pontos de destaque dedicados ao luxo, como a exposição de Relógios Topo de Marca, bem como ao desporto com a Convenção Sportel. A inspiração é realçada com o TEDx Monte-Carlo, enquanto se revelam os tesouros de muitas galerias de arte. É também uma temporada lírica e artística: a Orquestra Filarmónica de Monte-Carlo embala-nos numa viagem musical, e a Ópera de Monte-Carlo apresenta o seu programa meticuloso e criativo. Naturalmente, os ritmos e as emoções são um novo ponto de encontro em redor dos artistas do Monte-Carlo Jazz Festival.
O Outono em Mônaco é também o rock com o Monte-Carlo Classic Rock! Não perca os concertos de grupos como Caravan, Pendragon, Cock Robin, ProcolHarum, The Musical Box e King Crimson na Ópera Garnier Monte-Carlo.
No final do outono, o Porto Hercule é o teatro do entretenimento para as celebrações do fim do ano. “Mônaco Luzes 2000-2001”, “Mônaco, sob o signo da natividade”, todos os anos a Câmara Municipal de Mônaco rivaliza de imaginação para embelezar os últimos dias do ano. Uma pista de gelo estende-se sobre oestádio Náutico Rainier III em frente ao mar para proporcionar grandes momentos de alegria.
A cidade veste então os seus trajes de luz nas suas árvores de Natal gigantes, na praça do Casino totalmente decorada e nas iluminações nos quatro cantos do Principado.
Mais tarde, na noite de São Silvestre, numerosos estabelecimentos do Principado organizam a passagem para o novo ano.
Todas as estações são belas no Principado…
Prêmio Literário, Prêmio de Composição Musical, Prêmio Internacional de Arte Contemporânea são entregues ao longo de todo o ano pela Fundação Príncipe Pierre de Mônaco, cujo objetivo consiste em estimular a criação contemporânea. Essa fundação, criada em 1966 por S.A.S. o príncipe Rainier III, em homenagem à memória do seu pai, o príncipe Pierre, grande protetor das Artes e das Letras, organiza igualmente inúmeras conferências sobre temas variados, contando com participantes de renome.
Da comédia ao jazz, do clássico às marionetes, do visual ao one-man show cômico, do francês ao inglês, do italiano ao alemão, o Teatro Princesa Grace, sob o impulso de sua criadora S.A.S., a princesa Grace, respira ao ritmo do ecletismo.
Sob a direção do seu novo diretor artístico e musical, Kazuki Yamada, a Orquestra Filarmônica de Monte-Carlo transporta todos aos quatro cantos do planeta.
A Ópera de Monte-Carlo apresenta a arte lírica com virtuosismo, em produções excepcionais, tais como Nabucco de Verdi, encenado pela primeira vez em 2002 no Principado, com um Coral de 120 cantores, 60 figurantes, um número considerável de dançarinos e 300 figurinos, com óperas barrocas integralmente revisitadas ou saborosas operetas. A Ópera de Monte-Carlo, sob a direção de Jean-Louis Grinda, propõe uma programação cheia de charme, surpresas e talentos.
Dos balés russos de Diaghilev à Companhia dirigida por Jean-Christophe Maillot, os balés de Monte-Carlo atravessaram um século da história da dança com extrema paixão. Diretor e coreógrafo, Jean-Christophe Maillot soube fazer evoluir os balés no sentido da criação contemporânea com as suas próprias obras, assim como através da presença regular de coreógrafos de envergadura internacional, por ele convidados a se apresentarem em Mônaco.
Mês a mês, os balés, a Orquestra Filarmônica, a Ópera de Monte-Carlo e o Teatro Princesa Grace apresentam espetáculos originais e de altíssima qualidade.
Fonte: Visitmonaco.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS