Avô com Alzheimer canta música que neto fez para ele e viraliza na web
- Atualizado em 10/12/2019 18:10
"Vê se não me esquece mais, eu tô cantando só para te dizer que eu te amo". Muito mais do que lidar com a doença, os versos compostos pelo cantor Lucas Laypold, 20 anos, funcionam como uma prova de amor ao avô Daniel Casagrande; carinhosamente chamado de "Vô Cabelo", que sofre há seis anos de Alzheimer. O vídeo dos dois cantarolando a letra, lembrada sem titubear pelo patriarca da família, viralizou nas redes sociais e já tem mais de 4 milhões de visualizações.
 
O Alzheimer é uma doença degenerativa que, aos poucos, corrói as memórias. Aos 71 anos, “Vô Cabelo”, vive uma luta diária. Além de esquecer o nome de algumas comidas, ele já não reconhece familiares próximos e convive com o cansaço causado pela doença. Conforme Laypold, escrever a música em homenagem ao avô foi uma maneira de enfrentar a nova empreitada e, acima de tudo, reforçar o carinho pelo fiel amigo.
 
— A música sempre foi uma válvula de escape para mim. É onde expresso todos os meus sentimentos. Nos últimos tempos, ficou difícil lidar com a doença do meu avô. A composição foi uma forma de demonstrar todo o meu carinho por ele — reforça Lucas.
 
Natural de Porto Alegre, o cantor conta que é comum o avô pedir para ele cantar. Certo dia, percebeu que seu Daniel recitava os versos da canção na sala. Foi aí que aconteceu um momento definido pelo jovem como "mágico".
 
— "Vô, senta aqui", falei para ele. Em apenas um take, gravamos o vídeo e ele lembrava da música. Precisava registrar esse momento, entrei em êxtase — relata Lucas, destacando que não esperava a repercussão do vídeo com o avô.
 
— Quando a gente faz as coisas por amor, tocamos as pessoas. Quando focamos nos problemas, não conseguimos aproveitar as pessoas que ainda estão aqui. Não conheço nada da vida, mas aprendi a lidar com os problemas com muita felicidade — reforça o neto do “Vô Cabelo”.
 
De acordo com a geriatra Dra. Deborah Casarsa, a memória musical é a última que se perde na demência. Os benefícios da musicoterapia para pessoas com Alzheimer são gigantescos e, mesmo já sendo conhecidos, os efeitos positivos da música ainda surpreendem o mundo todo.
 
— A música proporciona imensos benefícios para o nosso corpo e alma. A ligação emocional entre música e o ser humano tem explicações biológicas. A região do cérebro responsável pela música fica muito próxima à área das emoções, contribuindo para tornar tão forte essa associação entre a música e a emoção. Por isso a música é considerada a “linguagem da emoção” — explicou a especialista.
 
 
 
*Dra. Deborah é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1999) e tem especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense(2001). Tem vasta experiência em Geriatria com participação em Congressos Nacionais e Internacionais.
 
 
Com informações do site gauchazh

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]