Confiança e Credibilidade
24/12/2019 20:10 - Atualizado em 24/12/2019 20:12
BNB ARTIGO
Por Leandro Bazeth Levone*
 
Quem tem mais virtude? Você por ser confiável ou eu por confiar em você?
 
A pergunta acima é a base do relacionamento entre as pessoas. Veja que ela é difícil de ser respondida exatamente porque as duas partes têm que ter a virtude da confiança para que um relacionamento seja realmente possível e duradouro. Você tem que ser confiável, mas eu também preciso confiar.
 
Confiança exige crédito, que é acreditar, ou seja, novamente, confiar. Sem confiança todo o relacionamento humano se rompe.
 
E se você pensar bem quase tudo o que fazemos exige confiança. O empregador confia que o trabalhador cumpra suas tarefas e o empregado confia que o patrão cumpra suas obrigações e o respeite como ser humano. O aluno confia que a escola lhe dê uma educação de valor e os professores confiam que os alunos façam a sua parte estudando, participando e se interessando por aprender.
 
É assim em tudo na vida. Pensem em um casamento. Pensem nos filhos. Quanto um filho tem que confiar em seus pais e quanto os pais têm que confiar em seus filhos! Sem confiança é impossível imaginar instituições sociais sólidas e perenes. Quando você contrata um serviço confia que o prestador irá entregar o que foi contratado. Quando votamos, confiamos que aquele que escolhemos irá cumprir com sua palavra e com suas promessas.
 
Assim, as perguntas que temos que nos fazer constantemente são: sou confiável? As pessoas podem realmente confiar em mim? Cumpro a minha palavra? Cumpro minhas obrigações?
 
Cumpro horários e prazos? Ajudo? Colaboro? Participo? Faço mais do que a simples obrigação? Sou uma pessoa realmente honesta e ética? E ainda: confio nas pessoas? Perdôo?
 
Ajudo as pessoas a serem mais confiáveis? Lembre-se que sem confiança os relacionamentos humanos, pessoais ou comerciais não podem dar certo. É preciso ter credibilidade, ser confiável e confiar.
 
Fica a Dica: Confie e Seja confiável.
 
Vamos refletir sobre isso!!!
 
*Leandro B. Levone é educador e gestor universitário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]