Rio muda classificação de riscos para catástrofes climáticas
27/11/2019 16:02 - Atualizado em 12/12/2019 14:36
A força da água provocou o desabamento de mais um trecho do calçadão na Praia da Macumba, zona oeste do Rio de Janeiro
A força da água provocou o desabamento de mais um trecho do calçadão na Praia da Macumba, zona oeste do Rio de Janeiro / Divulgação/Agência Brasil
A partir de agora, os níveis de alerta para catástrofes climáticas passarão de três para cinco, de acordo com o decreto assinado pelo governador Marcelo Crivella nessa terça-feira (26). A nova classificação tem como finalidade agir mais rápido em casos de chuvas ou acidente graves. Antes, as fases eram Normalidade, Atenção e Crise, o mais grave. A ordem passa a ser Normalidade, Mobilização, Atenção, Alerta e Crise.
 
 
A partir de agora, os comunicados para a população serão feitos a partir do estágio de Mobilização (2), ou seja, antes de os problemas se agravarem, o que terá o objetivo de melhorar a prevenção e acelerar as respostas aos cenários adversos. No nível de Alerta (4), a prefeitura passa a priorizar o gerenciamento da crise.
O novo protocolo detalha outros tipos de situações que podem causar transtornos que gerem impacto considerável na cidade, como acidentes em grandes vias, quedas de passarelas, eventos de grande porte, incêndios, entre outros.
Os estágios operacionais da cidade têm o objetivo de comunicar às equipes que atuam nos serviços da cidade, em especial, os relacionados à infraestrutura e logística urbana, e aos cidadãos como estão as condições dentro do território municipal. Eles informam, em tempo real, se a rotina da cidade segue conforme previsto ou se enfrenta problemas, e, nesse caso, qual é a severidade dos impactos.
Fonte: Agência Brasil
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS