SFI promove reunião para definir ações para o Verão 2020
27/11/2019 17:56 - Atualizado em 11/12/2019 15:27
Prefeita promove reunião para definir medidas para o Verão 2020
Prefeita promove reunião para definir medidas para o Verão 2020 / Ascom SFI - Divulgação
Acompanhada de secretários e assessores, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou, nesta terça-feira (26), de uma reunião que abordou diversos assuntos referentes ao planejamento de ações para o Verão 2020. O evento, realizado em Santa Clara, e foi promovido pelo Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública. O tema também foi debatido em São João da Barra.
Entre as medidas apresentadas, a prefeita anunciou a utilização de câmeras no monitoramento das principais praias — Barra do Itabapoana, Manguinhos, Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú -, a publicação de decreto que estabelece regras mais rígidas para a realização de eventos festivos ou esportivos, abertos ou não, e a atuação de guarda-vidas no litoral a partir de 23 de dezembro.
A prefeita ainda informou que, a partir da Usina de Asfalto, cujo funcionamento depende de licenciamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), as estradas que ligam as praias serão recapeadas e receberão operações tapa-buracos.
Segurança - Também foi destacada, pela prefeita, a importância da cooperação entre os órgãos municipais com as polícias Civil e Militar. Uma novidade para o Verão 2020 é que a Guarda Civil e a Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi) vão fiscalizar a atuação de ambulantes no litoral.
Cadastramento — Sobre a atuação de ambulantes, Francimara explicou que os trabalhadores autônomos devem se cadastrar no Departamento de Postura, na sede da prefeitura, a partir do dia 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h. É necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, com cópias, além de duas fotos 3x4 e foto do objeto de trabalho.
SJB — A estrutura e organização do verão 2020 já começaram a ser discutidas em São João da Barra. Nessa quarta-feira (27), na Prefeitura, foi realizada uma reunião de planejamento para a alta temporada com a participação das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer; Meio Ambiente e Serviços Públicos; Segurança Pública; Transportes e Trânsito, além da Postura, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Gabinete. Em São Francisco de Itabapoana, também ocorreu reunião de planejamento do verão.
— Já estamos planejando e pensando todo o período de verão. Levantando as necessidades para garantir o conforto e a segurança do sanjoanense e dos turistas que no período lotam nossas praias. É apenas a primeira de muitas reuniões”, destacou o chefe de Gabinete da Prefeitura de SJB, Edivaldo Machado.
A programação, que ainda será definida, vai começar no Réveillon e se estenderá até o Carnaval, de 22 a 25 de fevereiro de 2020, em um total de oito finais de semana. Os eventos serão realizados em cincos pontos diferentes, Sede, Balneário, Açú, Grussaí e do outro lado da Lagoa, sempre aos sábados e domingos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS