Força-tarefa para minimizar o número de queimadas em São Francisco
05/11/2019 15:25 - Atualizado em 11/11/2019 15:56
Vegetação seca, baixa umidade e o calor intenso, nos últimos meses, em São Francisco de Itabapoana (SFI), fizeram aumentar quase 100% o número de registros de queimadas na vegetação da região. O relatório é dos últimos quatro meses e foi divulgado esta semana pela secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) com dados comparados ao mesmo período do ano passado.
Conforme levantamento, em 2018 foram registradas sete ocorrências, enquanto, em 2019, o número aumentou para 13, sendo algumas delas de grande porte, exigindo a atuação do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Campos. Como exemplo, o caso do incêndio florestal ocorrido na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), em regiões de Área de Preservação Permanente (APP) e em locais com vegetação nativa da cidade.
A maior parte das ocorrências de fogo no município está relacionada à queima de lixos domésticos, resíduos sólidos, queimadas em gramíneas (gramas) e área brejosa, sendo necessário utilizar, pela equipe, os abafadores de incêndio. A secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati, comentou sobre os prováveis motivos do aumento da queimada no município.
- É algo que não depende de nós e pode ter diversas causas, como os longos períodos de estiagem, coincididos em grande parte, com tempo seco e dias de elevados níveis de temperatura. Esses ambientes são propícios para a ocorrência de queimadas. Há também imprudências de pessoas que queimam seus próprios lixos ou jogam pontas de cigarros acessas em vegetação, o que acaba provocando queimadas de pequeno, médio ou até grande porte - detalhou.
Atitude – Para minimizar as ocorrências, a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos se reuniu com a secretária para discutir sobre o assunto. “Graças ao apoio da prefeita, iremos apostar na conscientização para auxiliar nesse processo e intensificaremos as palestras nas escolas, realizaremos ações em pontos estratégicos da cidade, com a distribuição de informativos. Além disso, a fiscalização na região será ampliada, para alertamos as pessoas sobre os riscos das imprudências”, antecipou a secretária.
A responsável pela Sema adiantou, também, que a previsão para dar início a esse trabalho será nas próximas semanas. Ela ainda afirma que tais iniciativas irão alcançar desde crianças até o público mais idoso. “Além disso, também iremos estender as atividades durante o verão de 2020 e desenvolver um trabalho de conscientização junto aos turistas”, planejou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS