Balneabilidade no Pontal de Atafona autorizada pelo Inea
05/11/2019 13:52 - Atualizado em 11/11/2019 15:57
Reunião entre secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos e superintendente do Inea
Reunião entre secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos e superintendente do Inea / Divulgação/ Secom SJB
A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Joice Pedra, e o novo superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Frederico de Almeida se reuniram nessa segunda-feira (4), na sede do Inea em Campos, para falar sobre a balneabilidade no rio Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona, após o fechamento da foz.
Frederico autorizou que a partir desta quarta-feira (6) sejam feitas as primeiras coletas de amostra da água para saber se está ideal para banho, atendendo a solicitação da Secretaria.
Segundo a técnica química do Inea, Maria Cristina Guzzo, o órgão responsável pela coleta de amostras de rios, lagoas e mares nunca analisou a balneabilidade da área do Pontal. A coleta no rio é sempre feita para determinar a salinização.
—Iremos coletar durante cinco semanas a água do Paraíba para saber suas condições, conforme determina a Resolução Conama 274/2000 — disse.
O último boletim de balneabilidade do Inea das praias de Grussaí, Chapéu de Sol, Atafona e lagoa de Grussaí foi divulgado em 21 de outubro. A análise é feita quinzenalmente e o resultado acessado pelo site do Inea. Em Atafona, o último ponto de coleta foi na área da antiga caixa d'água. De acordo com o boletim o local está propício ao banho de mar.
—A pasta do Meio Ambiente está atenta ao intenso movimento no Pontal. Por isso, estivemos com o superintendente do Inea pedindo que seja incluido no monitoramento pontos de coleta no Pontal de Atafona para análise de balneabilidade, no que fomos prontamente atendidos. Vou estar, nesta quarta-feira, acompanhando a coleta dessas amostras e dando suporte necessário aos técnicos do Inea — contou a secretária Joice Pedra.
Fonte: Secom de SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS