Campanha 16 Dias de Ativismo contra violência às mulheres teve início nesta quinta
21/11/2019 20:49 - Atualizado em 26/11/2019 14:14
O Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social deu início, nesta quinta-feira (21), à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e meninas. A programação começou com uma roda de conversa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas 3), abordando o tema “Violência Doméstica: gênero, raça e classe”.
De acordo com a diretora do DPSE, Anne Caroline Cardoso, a partir das 9h desta sexta-feira (22), haverá uma mobilização com os motoristas que atuam nos diversos equipamentos da secretaria, no Centro da cidade, a fim de chamar a atenção da população para a causa. Os veículos estarão identificados com fita laranja, que caracteriza a campanha.
— Essa mobilização vai ocorrer no terminal de ônibus da Beira Rio, saindo da Lapa, e também em frente à rodoviária Roberto Silveira. Às 14h desta sexta, haverá outra roda de conversa com as usuárias e funcionários da Casa Benta Pereira, um abrigo sigiloso para as vítimas com medida protetiva — disse Anne.
Segundo a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabiana Teixeira, a mobilização é resultado de um trabalho em rede, envolvendo, ainda, a secretaria de Educação e Cultura, secretaria de Saúde, Fundação Municipal da Infância e Juventude e Fundação Jornalista Osvaldo Lima.
— Todos os nossos equipamentos estão expondo uma bandeira laranja em adesão à campanha. Teremos também participação de quilombolas, escolas municipais, Projeto Black & Cia, Cras, Centro Pop, Creas e um Cine Pipoca com apresentação do filme As sufragistas, no último dia, no Teatro de Bolso, fechando a programação. O filme mostra o início da luta contra a Violência Contra Mulheres — destacou Fabiana.
No Mundo — Trata-se de uma mobilização global apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando sensibilizar e compartilhar conhecimento no que se refere a esse tema. No Brasil, em geral, a iniciativa dura em média 21 dias, por isso, a campanha também é conhecida como 16+5 dias de Ativismo. Tem início no dia 20 de novembro, com o Dia Nacional da Consciência Negra, seguida do dia 6 de dezembro, que marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as mulheres, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS