Previsão de chuva até sábado em Campos
Virna Alencar 19/11/2019 16:27 - Atualizado em 22/11/2019 13:36
O tempo em Campos continua chuvoso e a previsão é de mais chuva no feriado de Consciência Negra, nesta quarta-feira (20). Nesta terça-feira (19), o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha, esteve no programa Folha no Ar 1ª edição, da Folha FM 98,3 e falou sobre como o município vem atuando no período e também sobre o trabalho de prevenção realizado pelo órgão. Segundo ele, a previsão é de chuvas distribuídas até o final de semana, com volume de 48 milímetros até sábado (22). O rio Paraíba do Sul nos últimos dias vem recebendo água dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e bateu a cota de 5,42 metros, conforme a última medição realizada pelo órgão nesta terça-feira.Nesta quarta-feira (20), o programa recebe a engenheira agrônoma e pós-graduanda da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Ingrid Trancoso, e seu orientador, o professor e ex-reitor Almy Júnior, que irão falar sobre o Seminário sobre Cannabis Medicinal do Norte Fluminense.
Durante o programa, o coordenador informou que as chuvas distribuídas que caem sobre o município, como nesta terça-feira (19), não são suficientes para causar alagamentos e transtornos na agricultura, no entanto, o órgão vem desenvolvendo um trabalho preventivo para o período chuvoso. Ele ressaltou que o papel da Defesa Civil é preparar a população para ser resiliente ao desastre considerando os desafios do órgão em atuar no município com a maior extensão territorial do estado do Rio de Janeiro, superior a quatro mil quilômetros quadrados.
— Hoje, a cota do nível do rio não é preocupante. Seria necessária a cota 10,40 m para nos preocuparmos com a população ribeirinha e realizarmos possível remoção. Quando formamos os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), como em Santo Eduardo, é justamente para conscientizarmos a população a não construir em margem de rio, lagoa e encosta. Mas, isso ainda ocorre no município, as pessoas ainda não estão acostumadas a ouvir os alertas dos órgãos competentes. Os agricultores falam que o ideal é chover até mil milímetros (mm) para não haver problema na agricultura. Ano passado, choveu 1.026 mm durante o ano todo. Já estamos alcançando 700 mm de chuva distribuídas até novembro e encerrando o ano a gente deve estar ultrapassando os 800 mm, menos do que em 2018 — declarou.
Ele também comentou sobre a reunião de trabalho realizada na segunda-feira (18) entre a Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Superintendência de Limpeza Pública (SLP) e Empresa Municipal de Obras Públicas (Emhab), com objetivo de debater o plano de ações para a temporada de chuvas. Na pauta foram colocadas questões como a manutenção dos valões e canais que cortam a cidade, dos 17 “cisternões” que recebem a água da chuva e a rede de galerias pluviais, que compõem o sistema de drenagem da cidade. Foram repassadas informações das intervenções pontuais que vêm sendo realizadas, norteando a escapa de prioridades para o trabalho que será realizado nos próximos meses.
— O prefeito Rafael Diniz determinou, como nós fizemos no ano passado, no período de chuva, formar esse Grupo de Emergências em Alagamentos. Isso porque precisamos estar conscientes de que as galerias precisam estar desobstruídas. A reunião foi importante para afinarmos o plano de trabalho para esse período. A intenção é definirmos as estratégias de ação, uma vez que trabalhamos conjuntamente para minimizar os impactos causados pelas chuvas, principalmente nos pontos mais baixos na área urbana. Aproveito a oportunidade para dizer que a população precisa colaborar um pouco também. O lixo que se joga na rua vai para os bueiros e ele é lançado no rio. É preciso que cada um faça a sua parte — finalizou.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira a temperatura deve variar entre 18ºC (mínima) e 22ºC (máxima) com previsão de tempo encoberto a nublado com chuva isolada durante todo o dia.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS