Hemocentro carece de doações
Virna Alencar 15/11/2019 14:50 - Atualizado em 19/11/2019 13:22
  • Campanha de doações para Hemocentro

    Campanha de doações para Hemocentro

  • Campanha de doações para Hemocentro

    Campanha de doações para Hemocentro

  • Campanha de doações para Hemocentro

    Campanha de doações para Hemocentro

O Hemocentro Regional de Campos funciona normalmente, das 7h às 18h, no feriadão da Proclamação da República. Atualmente, a unidade necessita da doação de todos os tipos sanguíneos e o baixo estoque preocupa. O único banco público de sangue da região funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, no Hospital Ferreira Machado (HFM), que fica situado na rua Rocha Leão, 2, no Caju.
Segundo a assistente social Rosângela Soares, o Hemocentro está com estoque baixo e, com o feriadão, a preocupação aumenta devido à possibilidade de ocorrer mais acidentes por conta do fluxo intenso de veículos nas estradas. Ela orientou para que as pessoas aproveitem os dias de folga para também prestarem o ato de solidariedade. “Essa semana recebemos 40 doações por dia, número abaixo das 70 doações ideais para manter o estoque regular. A nossa preocupação em épocas de feriados prolongados é porque o fluxo de doadores no Hemocentro diminui ao mesmo tempo em que a demanda aumenta. Precisamos demais da ajuda da população. Muitas vidas estão dependendo das doações. Apenas um doador pode salvar até quatro vidas”, disse.
Na última quarta-feira (13), por volta das 14h30, a lojista Suelen Gomes, de 32 anos, moradora do Parque Santa Helena, em Guarus, foi ao Hemocentro para doar sangue. “Ando muito de moto e vejo constantes acidentes. Assim como muitos precisam de doação de sangue penso que um dia eu também possa precisar. É bom ajudar os outros. É a primeira vez que venho doar sangue e pensei que fosse levar a tarde toda aqui. Em apenas 10 minutos fiz a minha parte, um gesto simples, mas que pode salvar vidas”, declarou.
Também foi a primeira vez que o autônomo Leandro Inácio de Carvalho, de 36 anos, doou sangue. Ele contou que a tia teve queda de plaquetas e está internada precisando de doação de sangue. “Sempre tive a vontade de doar sangue, mas na correria do dia a dia sempre deixei para depois. Com a minha tia internada eu e minhas primas decidimos nos mobilizar e ajudar não só ela, mas outros pacientes”, finalizou.
Para manter um estoque equilibrado, o banco de sangue precisa de 70 doações por dia. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas que antecedem a doação de sangue. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS