Políticos e instituições manifestam pesar por morte de Pedro Machado
Virna Alencar 15/11/2019 13:43 - Atualizado em 19/11/2019 13:23
Carla e Pedro Machado
Carla e Pedro Machado / Divulgação
Após o acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (15) que vitimou Pedro Machado, de 21 anos, filho da prefeita Carla Machado, políticos e entidades públicas e privadas emitiram notas de pesar. Durante o dia, a notícia gerou diversos compartilhamentos nas redes sociais e internautas de Campos, SJB e região usaram a ferramenta para prestarem homenagens a Pedro e solidariedade à prefeita Carla Machado e familiares.
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, através das redes sociais, prestou condolências à mãe de Pedro, e aos tios, o presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Machado e Carlos Guilherme Machado.
“Quero manifestar toda minha solidariedade e todo meu carinho a amiga e prefeita Carla Machado, pelo falecimento de seu amado filho Pedro. Meu abraço, também, aos amigos Fred e Carlos Guilherme Machado. Que Deus, em sua infinita bondade, possa os iluminar nesse momento de profunda tristeza”, disse.
O presidente da Câmara de SJB, Aluizio Siqueira Filho, falou da tristeza com a partida prematura de Pedro. “É uma fatalidade, uma situação impactante e inesperada. Um jovem no início da vida e um acontecimento como esse deixa a gente muito triste. A palavra maior é que Deus dê muita força à família, principalmente à prefeita para suportar essa perda. Convivi muito com Carla, conheci Pedro bem novinho e o vi crescer. Ele era uma pessoa muito querida, um jovem criado aqui junto a todos os sanjoanenses, que amava a nossa terra. Com certeza vai deixar muita saudade e sentimento bom porque ele, pelo breve momento que passou aqui, só deixou amizade e muita gente que ama ele. A gente está vendo isso a todo o momento pelas homenagens prestadas. O município está em luto”, declarou.
A prefeita de Quissamã Fátima Pacheco falou à Folha. “Quero levar o meu abraço à prefeita Carla, pedindo a Deus que a conforte, a acolha. Quando uma mãe perde um filho, todas as mães compartilham dessa dor. Tenho por Carla uma admiração enorme como prefeita, como mulher e mãe. A gente fica muito sofrido junto com ela nesse momento que não podemos dimensionar o que está passando. Um filho único, muito jovem. Quando estávamos com Carla, a todo momento ela falava dele, sempre compartilhando as fotos, muito orgulhosa. Eu também como mãe e amiga de Carla quero levar o meu abraço, inclusive estou indo à SJB para levar esse abraço pessoalmente. Amanhecemos com essa notícia muito triste, uma tragédia e não há palavras para descrever”, completou.
A Diocese de Campos também manifestou pesar, através de uma nota assinada pelo bispo Dom Roberto Ferreira Paz: “A Diocese de Campos dos Goytacazes, através do seu bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, manifesta pesar e solidariedade cristã aos familiares do jovem Pedro Machado dos Santos, que fez a sua Páscoa. Ele é filho da Prefeita de São João da Barra, Carla Machado. Recorremos às palavras de São João Paulo II, na Encíclica Evangelium vitae, que afirma: 'Até a morte, aliás, não é de forma alguma aventura sem esperança: é a porta da existência que se abre de par em par à eternidade e, para aqueles que a vivem em Cristo, é experiência de participação no mistério da sua morte e ressurreição'. Bendigamos ao Senhor por sua vida. Elevemos aos céus nossas orações: Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz”, diz a nota.
A Prefeitura de São Fidélis publicou nota nas redes sociais em que “através do Prefeito Amarildo Alcântara e do Vice-prefeito José Willian, manifesta toda solidariedade e carinho a Prefeita Carla Machado, de São João da Barra pelo falecimento de seu filho Pedro, em um trágico acidente. Pedimos a Deus que conforte os corações de todos os seus familiares e amigos neste momento tão doloroso”, publicou.
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, também emitiu uma nota de pesar.
“Neste momento de profunda dor, me solidarizo com a amiga e prefeita de São João da Barra, Carla Machado, pela perda trágica de seu único filho Pedro Machado dos Santos, que muito lamentamos. À família e amigos, nossos sentimentos e que o consolo de Deus possa acalentar os corações que hoje choram por sua partida”, disse a prefeita.
Betinho Dauaire, ex-prefeito do município, postou nas redes sociais. “Vi o Pedro nascer e testemunhei durante minha convivência o amor gigante que o cercava. Até me lembro da dedicação de seus pais quando ele ainda neném esteve internado na clínica Paulo VI. O que dizer para uma mãe que embalou seu filho no colo, que amamentou, que passou noites acordadas e que só queria protegê-lo para que seguisse o ciclo natural da vida? Rogo ao meu bondoso Deus que coloque as suas bênçãos de conforto nos corações dilacerados de Fernando e de Carla. Oremos pelo Pedro para que os espíritos de luz, o ilumine e o proteja nessa nova caminhada espiritual”.
Deputados da região lamentam acidente
O deputado federal Wladimir Garotinho também manifestou pesar: “Um pai ou uma mãe jamais deveriam enterrar um filho, não é a ordem natural da vida. Que Deus, em sua infinita bondade, de forças a Carla Machado e toda a sua família”, disse.
O deputado estadual Gil Vianna, também fez uma postagem se solidarizando com Carla Machado e lamentando a partida de Pedro. "Momento de luto e dor na política. Quero prestar meus sentimentos a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, por essa perda tão dolorosa, do seu filho Pedro. Que Deus esteja confortando a todos os familiares e amigos do jovem Pedro Machado", disse.
O deputado estadual Bruno Dauaire afirmou: “É com profunda tristeza que recebi a informação do falecimento de Pedro Machado, filho único da prefeita de São João da Barra, Carla Machado. Nesse momento de dor, só podemos prestar sentimentos a todos familiares e amigos e desejar que Deus conforte seus corações”.
Rodrigo Bacellar, deputado estadual, emitiu nota: “Num momento difícil como este, a perda de um jovem, não há palavras que possam diminuir a dor da família. Cabe apenas desejar que Deus com a sua misericórdia conforte à toda família, especialmente aos pais, que sei o quanto se dedicaram com amor ao Pedro. À Carla, todo meu carinho e solidariedade”.
O deputado estadual João Peixoto lamentou ocorrido. “Pedro era um garoto de ouro, era tudo o que a prefeita Carla tinha, o seu único filho. Mas Deus quis assim, resta a gente dar os pêsames à Carla e pedir que Papai do Céu a conforte e a fortaleça para suportar essa dor tão profunda que tenho certeza que ela está passando. Estou a caminho do município para prestar minha última homenagem a Pedro”, disse.
Legislativo municipal também se manifesta
Logo pela manhã, a Câmara Municipal de São João da Barra emitiu nota sobre o ocorrido. “A Câmara Municipal de São João da Barra, representada por todos os vereadores e servidores, lamenta profundamente a morte do jovem Pedro Machado dos Santos, filho da prefeita Carla Machado. E neste momento de profunda dor, o Legislativo se solidariza com a família”.
A vereadora Sônia Pereira (PT) falou sobre a amizade com Pedro. “É muito difícil receber essa notícia de manhã, a gente que estava sempre convivendo e saindo para os eventos com ele e Carla. Deus que a conforte, mas é a vida. Ela sempre uma mãe dedicada. As características marcantes dele, brincalhão, muito divertido, inclusive no Carnaval fiz uma fantasia para ele, a pedido de Carla. São momentos que jamais me esquecerei”, completou.
O vereador Chico da Quixaba (PSL), disse: “Nessa hora de dor só Deus mesmo, porque a gente não tem nem palavras para confortar essa mãe. E sempre, em contatos que tive com ela, Carla falava do carinho que tem pelo filho. Pra ela é uma perda muito grande. Agora é a hora de ajudar muito ela com carinho, conversa e amizade. Tenho foto do aniversário de um aninho de Pedro, ficam as lembranças”.
O vereador Alex Firme (PP) falou das qualidades do jovem. “É com imensa tristeza que a gente recebeu a notícia do amigo Pedro, um rapaz espetacular, muito educado, sempre solicito a todas as pessoas, amigo realmente de muitas pessoas do nosso município e da região. É um momento muito triste para todos. Nesse momento o que a gente pede é que Papai do Céu possa fortalecer e abençoar a prefeita Carla e seus familiares”.
Alan de Grussaí (PSDB), mais recente vereador empossado do município, também conversou com a Folha. “Eu e o vereador Chico estivemos com a prefeita na parte da manhã. Foi com uma tristeza que recebemos a notícia logo cedo e estamos aqui para dar um abraço de conforto à Carla que é a nossa líder no município. Pedro, eu vi nascer e crescer. É um menino do bem, adorado por todos e a gente sente muito. Estamos aqui para prestar essa última homenagem a ele que deixa um legado de amizade”, completou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS