Águas do Paraíba e polícias Civil e Militar lançam operação contra furto de água em Campos
Paula Vigneron 14/11/2019 14:25 - Atualizado em 19/11/2019 13:22
Isaías Fernandes
Foi lançada, na manhã desta quinta-feira (14), a operação contra furto de água no interior do município de Campos. A ação, que será desenvolvida pela concessionária Águas do Paraíba, contará com apoio das polícias Civil e Militar. A reunião para definição das diretrizes da operação ocorreu na sede da empresa, com a presença de membros da diretoria, do comandante da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Monteiro, e dos delegados Pedro Emílio Braga e Juliana Calife, representantes da 146ª DP e 134ª DP, respectivamente. A previsão é de que a ação seja iniciada ainda este mês.
De acordo com o assessor de comunicação da Águas do Paraíba, Adelfran Lacerda, o objetivo da operação é combater furto de água nas localidades e distritos da cidade. Dados da empresa indicam aumento de ligações clandestinas entre 2016, quando houve registro de 18% em irregularidades em 17021 vistorias, e 2019. Até o mês de outubro, foram realizadas 13125 vistorias, com 25,97% de ligações irregulares.
— Somente neste ano, na cidade de Campos, nós já registramos 3500 furtos de água. Isso significa encontrar pelo menos 10 casos de furto por dia e está aumentando. Nós vamos iniciar esse trabalho de vistoria também no interior como prevenção ao verão porque o consumo de água aumenta. Muitas propriedades rurais estão furtando água da nossa rede para pastagens e dessedentação de animais. Hoje, por exemplo, próximo a Martins Laje, em Camboio, Cambaíba e Cambaibinha, os moradores estão tendo problema de água porque sitiantes e proprietários rurais romperam nossa adutora de água, fizeram ligação clandestina e estão molhando plantas e dando água para os animais — explicou.
Segundo Lacerda, é necessário garantir água para a população e eliminar este tipo de fraude, que é crime. “O artigo 155 considera isso furto, e a pessoa, além de pagar multa e um consumo retroativo 12 meses, pode ser presa por até três anos. O interesse da empresa não é punir ninguém, mas corrigir esses furtos para que a população tenha água para beber. E quem vier espontaneamente à empresa, nesse período, e disser que quer regularizar a situação não vai ser punido nem multado e vai começar vida nova com a empresa daqui para frente”, adiantou.
A operação será realizada em 71 distritos e localidades, que são abastecidos por 51 sistemas independentes de água. De acordo com o delegado Pedro Emílio Braga, na reunião desta quinta-feira, as polícias Civil e Militar tiveram acesso a dados mais precisos sobre os furtos registrados no município.
— A visita foi necessária para que a gente pudesse conhecer a realidade da empresa, a prestação do serviço que é tão relevante para a sociedade campista, e também foi trazido ao nosso conhecimento o volume de ligações clandestinas que hoje assola a cidade, prejudicando, inclusive, a viabilização desse fornecimento para as zonas mais distantes da área central. Então, ficou estabelecido um cronograma de atuação, a partir do qual a Polícia Civil e a Polícia Militar vão apoiar a repressão a essas ligações clandestinas no sentido, efetivamente, de evitar essas atividades ilícitas para que a gente possa diminuir o prejuízo que a empresa vem sofrendo, sobretudo na prestação do seu serviço — afirmou.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Luiz Henrique Monteiro, declarou que a PM irá apoiar a partir da programação das ações, que será traçada a partir das demandas repassadas pela empresa.
— Vamos programar operações rotineiras, com as polícias, para que nós possamos cessar esse tipo de crime. Acho que o ponto principal é restaurar o abastecimento para toda a região, principalmente porque nós estamos no final do ano. Vai existir a necessidade de abastecimento maior, e essas irregularidades comprometem significativamente a chegada da água a essas pessoas — pontuou.
Denúncias — Os moradores que quiserem denunciar anonimamente fraudes e ligações clandestinas podem entrar em contato com a Águas do Paraíba pelo telefone 0800-722-0422.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS