Eleição no IFF tem três nomes no páreo
Aluysio Abreu Barbosa 08/11/2019 09:24 - Atualizado em 11/11/2019 15:48
Com a publicação, nessa quinta-feira (7), do edital de homologação das candidaturas a reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), começou oficialmente a campanha eleitoral ao comando da instituição federal de ensino de Campos e região. Serão três candidatos: o atual reitor, professor Jefferson Manhães de Azevedo (1005323), e os professores Jonivan Coutinho Lisbôa (1000552), diretor de Extensão e Pós-Graduação do campus Campos-Centro; e Maurício Gonçalves Ferrarez (1185146), coordenador adjunto do curso de bacharelado em Engenharia de Controle e Automação. A campanha se estenderá até 10 de dezembro, com o pleito ocorrendo das 9h às 21h do dia 11.
Além do reitor, também serão eleitos os diretores dos 11 campi do IFF: Campos-Centro, Guarus, São João da Barra, Quissamã, Macaé, Itaperuna, Cambuci, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Cabo Frio e Maricá. As três categorias da instituição — professores, técnicos e estudantes — têm o mesmo peso na votação: 1/3. Mas como a instituição tem cerca de 20 mil alunos, 1.100 professores e 700 técnicos, o voto destes acaba tendo o maior peso unitário na divisão. O professor José Boynard, do Conselho Superior (Consup) do IFF, informou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dará apoio à eleição com as urnas eletrônicas nos locais de votação, além de inseminar as urnas e treinar os mesários.
Jonivan e Jefferson apresentaram um resumo de seus perfis e propostas. O professor Maurício também foi procurado, mas até o fechamento da edição nenhuma resposta foi dada.
— Sou Jonivan Lisbôa, professor do campus Campos-Centro, e estou me candidatando ao cargo de reitor do IFF, após 26 anos de experiência como docente e coordenador, e oito anos como diretor, atuando nesse período na gestão da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Acompanhei todas as transformações institucionais desde a época de Escola Técnica Federal de Campos (ETFC), passando por Cefet e atualmente Instituto Federal Fluminense (IFF). Minha candidatura tem o lema “Dialogar, Inovar e Evoluir”, representando uma gestão que ouvirá todas as instâncias da comunidade acadêmica e atores externos. E melhorará práticas e processos, para que os índices de governança atinjam níveis compatíveis com nossa tradição, permitindo assim a evolução da nossa instituição e a satisfação da nossa comunidade — disse Jonivan.
Já Jefferson declarou o seguinte: “São 30 anos de trabalho e aprendizado no IFF, como estudante, servidor técnico-administrativo e docente. Sou professor titular e doutor em engenharia de sistemas e computação. Como gestor público, ao longo de 19 anos, exerci as funções de Coordenação, Direção de Pesquisa e Pós-graduação e vice-direção geral do Cefet-Campos e a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFF. Eleito e reeleito diretor-geral do IFF Campos-Centro e, em 2016, eleito reitor do IFF. Como reitor, assumi a presidência do Fidesc, a coordenação do Centro Unesco/Unecov e da Câmara de Internacionalização do Conselho dos Reitores dos Institutos Federais. O que me credencia a pleitear mais um mandato para dirigir nossa casa não são as respostas que julgo ter e o que tenho a compartilhar profissionalmente, mas minha disposição para continuar a questionar, perceber o que pode ser um sonho comum ao nosso IFF e a nossa rede federal, no sentido de intervir na realidade social em qualquer ponto onde esteja um de nossos campi, referenciados pelas melhores experiências desenvolvidas no país ou pelos parceiros internacionais”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS