Campos bate 40°C e tem maior temperatura do ano
Camilla Silva e Virna Alencar 05/11/2019 15:37 - Atualizado em 11/11/2019 15:38
Sol e céu azul em Campos
Sol e céu azul em Campos / Genilson Pessanha
A região central de Campos registrou 40ºC, por volta das 14h terça-feira (5), alcançando a maior temperatura do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação de calor aumentou com a baixa umidade do ar, que ficou em 37%. A causa desse aumento nos termômetros é a chegada de uma frente fria. De acordo com o órgão, existe possibilidade de chuva ainda nesta terça e quarta-feira. A cidade do Rio de Janeiro também bateu o recorde. 
— A média histórica para o mês de novembro é de 25°C. Nossa realidade está cada vez mais seca e quente, nos últimos 20 anos, e com chuva mal distribuída. Essa soma de temperatura do ar elevada e o ar seco, por causa da baixa umidade, que aumenta essa sensação de mal estar, essa secura — afirmou o meteorologista e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, José Carlos Mendonça.
Água para refrescar em calor acima da média
Água para refrescar em calor acima da média / Genilson Pessanha
As amigas Marli de Oliveira Nascimento, de 42 anos, e Celma dos Santos, de 51 anos, se encontraram na tarde desta terça, por volta das 15h30, em frente à Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, e aproveitaram uma sombra na beira-valão para colocarem o papo em dia. Elas contaram que nesse tempo evitam sair de casa, mas nem sempre é possível e precisam encarar o calor. “Saí de casa, no Parque Aurora, vim resolver umas questões no INSS, mas ando prevenida com minha garrafinha d'água e uma toalhinha para conter o suor. Gosto muito do calor, mas está quente demais. Quando saio assim também procuro parar na sombra porque senão não tem quem aguenta”, disse Celma Santos que trabalha como auxiliar de serviços gerais. Marli contou que também saiu de casa contra a sua vontade. “Precisei pagar contas. Se novembro está assim, imagina dezembro e janeiro?”, disse a dona de casa que mora em Goitacazes.
De acordo com o Inmet existe a previsão de máximas acima dos 40 graus em algumas regiões do estado, principalmente Grande Rio, Centro e Norte Fluminense. “O motivo desse calor aumentar é que vamos entrar em aquecimento pré-frontal devido a aproximação de uma nova frente fria”, afirma. Em setembro, o instituto de pesquisa já havia informado que a primavera deve ter precipitação ligeiramente abaixo e as temperaturas acima da média na região Sudeste.
Chuva - O Inmet emitiu alerta, para todo o estado, de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, até as 23h59 desta quarta (6). O céu deve ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva.
No estado - Na cidade do Rio de Janeiro, o Inmet registrou a máxima de 41,4°C às 14 horas na região da Vila Militar, na zona oeste carioca. Campos foi a sétima cidade mais quente do estado, atrás de Niterói, com 41,4°C, Seropédica, 41,1°C, Paraíba do Sul, 40,6°C, Macaé, 40,2°C, e Silva Jardim, 40,1°C.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS