Estado aposta no café com destaque para o Noroeste
29/11/2019 08:17 - Atualizado em 10/12/2019 16:12
A produção de café no Noroeste Fluminense terá política de incentivo de governo
A produção de café no Noroeste Fluminense terá política de incentivo de governo / Divulgação
O Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, vai abrir suas portas neste sábado (30), das 9h às 17h, para um dia dedicado ao café. Serão realizados a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas e o III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro. O concurso incentiva a adesão dos cafeicultores para a produção de cafés de qualidade, agregando valor a bebida, além de permitir a conquista de novos mercados, a sustentabilidade da cadeia produtiva e o fortalecimento dos pequenos negócios. O Norte Noroeste Fluminense é a principal região produtora de café do Rio.
Aproximadamente 29% do parque cafeeiro está nos principais municípios produtores que são Varre-Sai, Porciúncula, Bom Jesus de Itabapoana, Natividade, Itaperuna, Cambuci, Laje de Muriaé e Miracema.
Segundo a Emater, o estado possui 2.393 produtores de cafés, sendo 70% de pequenos cafeicultores, com plantio de até 10 hectares. Aberta ao público, a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas vai oferecer cursos e workshops gratuitos sobre bebidas, com a participação de baristas, gastronomia e torra de cafés, além de degustação.
A ação é promovida pelo Sebrae e Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio e tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri).
O evento contará com barraquinhas de produtores das regiões Serrana, Sul e Noroeste com ‘coffee makers’, que vão preparar bebidas e drinks para o público além de uma Kombi Coffee, a primeira cafeteria móvel do Rio.
O Projeto tem por objetivo aumentar a produção de cafés especiais nas regiões Serrana, Noroeste Fluminense e Médio Paraíba (Vale do Café) com o resgate da tradição da atividade em regiões que já foram as maiores produtoras do país. Iniciado em 2017, atende 50 produtores de cafés especiais. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS