Mostra Fotográfica das Escolas Municipais com premiação
15/11/2019 17:58 - Atualizado em 26/11/2019 14:24
Divulgação
O Museu Histórico de Campos ficou lotado na tarde desta quinta-feira (14). Famílias inteiras, namorados, vizinhos, professores, todos foram prestigiar os grandes expositores: os estudantes de rede municipal. Na ocasião, ocorreu a abertura da III Mostra Fotográfica das Escolas Municipais de Campos e a premiação das três melhores imagens. Com o tema “O Meu Olhar sobre Campos”, o projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da coordenação de Ciências Humanas.
A grande campeã da seleção foi a foto “Entardecer na Lagoa Feia”, do estudante Kauã Pessanha da Silva, do Cemei Francisco Portela, em Tocos. “O barco é o instrumento de trabalho de muita gente em Ponta Grossa. Achei que isso representa a nossa cidade e muita gente não conhece”, explicou o vencedor, que pretende se profissionalizar em fotografia.
Não houve terceiro lugar, pois duas fotos ficaram empatadas na segunda colocação: “O Soldado Desconhecido”, de Lucas da Silva Oliveira, da E.M. Pequeno Jornaleiro, e “A luz do amanhecer”, de Silvanete Pereira de Melo. Os vencedores ganharam tablets. Ao todo, foram quase 200 fotos concorrentes de 20 escolas da rede municipal. Destas, 60 foram selecionadas para participar da exposição, que permanece no Museu até o dia 29 deste mês.
— Eu tenho um carinho muito especial por este projeto. É uma iniciativa fantástica. Simples, mas muito importante para conhecermos com mais profundidade a nossa cidade, sob o olhar sensível dos nossos alunos — destacou o secretário de Educação, Brand Arenari.
Embora o grande momento seja a abertura da exposição, o projeto acontece ao longo do ano letivo, com oficinas, aulas e seleções fotográficas. A iniciativa
visa sensibilizar os estudantes para a valorização da sua identidade com o lugar onde vive, utilizando o celular como instrumento didático-pedagógico no desenvolvimento de uma abordagem crítica sobre a cidade.
— A cada ano os nossos estudantes nos proporcionam novas reflexões através de suas fotografias. O resultado sempre nos surpreende. O projeto tem o objetivo de utilizar a foto como um instrumento capaz de conferir aos nossos alunos um papel mais ativo na construção de novos conceitos, sensibilizando-os para a valorização da sua identidade e o aperfeiçoamento de sua autoestima — explica Cristiane Rabelo, coordenadora de História da Smece, fazendo um agradecimento especial aos professores que abraçaram a iniciativa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS