Essentia Editora lançará na terça (12) obra do edital de apoio à publicação de livros impressos
08/11/2019 16:24 - Atualizado em 16/11/2019 12:11
Divulgação/IFF
A Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense (IFF), lançará na próxima terça-feira (12) o livro “Revisão histórica sobre o estado trófico de lagoas costeiras do Estado do Rio de Janeiro”, de Leonardo Bernardo Campaneli e Maurício Mussi Molisani. A obra, de 2019, faz parte do edital de apoio à publicação de livros impressos, de 2017. O evento está marcado para as 17h30min, no auditório do bloco B, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Macaé.
O lançamento resulta de uma parceria com a comissão organizadora do II Seminário “Olhares acadêmicos sobre Macaé: crise econômica e as transformações da sociedade macaense”. Disponível para download nos sites da Essentia Editora e no site da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), o livro faz uma avaliação de mudança de estado trófico das principais lagoas costeiras fluminenses entre os anos de 1980 e 2015. Mostra um cenário de eutrofização histórica das lagoas costeiras que é anterior ao atual cenário de urbanização e ocorre tanto nas lagoas urbanas quanto em lagoas localizadas em áreas protegidas, sugerindo que o planejamento na ocupação demográfica de bacias hidrográficas, ações de saneamento e manejo de canais de ligação com o mar podem ser medidas capazes de minimizar o impacto negativo de atividades como urbanização, turismo, agricultura e pecuária sobre as lagoas costeiras.
*Eutrofização: processo através do qual um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes, especialmente fosfatos e nitratos, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição.
Lançamento
Data: 12/11/2019
Horário: 17h30min
Local: Auditório do bloco B, Cidade Universitária, UFRJ. Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiro, Macaé-RJ.
Fonte: IFF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS