Estudantes conhecem patrimônios históricos em Campos
01/11/2019 20:42 - Atualizado em 11/11/2019 15:18
Divulgação/Supcom
Olhares atentos e deslumbrados demonstraram a satisfação dos alunos do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Wilson Batista durante visita a patrimônios históricos, na manhã de quinta-feira (31), no Centro de Campos. A iniciativa, proposta por professores da unidade do Parque Guarus e incentivada pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), contou com a presença de mais de 30 estudantes do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental.
Primeiro ponto a ser visitado, a Igreja de São Francisco de Assis encantou os presentes. Marco sacro-histórico-cultural, o santuário foi o primeiro a celebrar uma missa na cidade e a receber Dom Pedro II, no século XIX. A vasta história foi contada minuciosamente na visita guiada pela administração. Professora de Geografia do Ciep Wilson Batista, Nívia Maria Lourenço, contou sobre a importância da atividade.
— Às vezes a gente valoriza muito outras cidades. Aqui tem tanta coisa valiosa. Quando você passa a conhecer, sente mais orgulho — destacou.
Apaixonado pela história e preservação do espaço, Zenilson Coutinho, administrador da Iigreja, revelou a sensação de levar conhecimento aos mais jovens.
— Fico fascinado. Vivi sempre muito perto da igreja. Tenho uma relação muito próxima. É um orgulho ter essa oportunidade — comentou.
A Casa de Cultura Villa Maria foi o segundo espaço a ser conhecido pelos visitantes. Doada à Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) pela professora Finazinha Queiroz na década de 70, o monumento foi contextualizado pelos educadores da rede municipal e mediadores do Polo Arte na Escola — Uenf.
Quezia Helena Ribeiro, de 14 anos, acompanhou atentamente as explicações. Admiradora do contexto histórico do município, a menina descreveu o sentimento de conhecer o prédio.
— Acho muito interessante entender nossa história. Isso contribui muito no que vamos decidir fazer no futuro — contou.
Os estudantes conheceram ainda o primeiro poste de luz instalado em Campos, na avenida XV de Novembro, e o Museu Histórico, na praça do Santíssimo Salvador.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS