Arte urbana colore pátio e muros de escola municipal em Rio das Ostras
01/11/2019 18:23 - Atualizado em 11/11/2019 15:19
Divulgação/Ascom Rio das Ostras
Os alunos do sétimo ano da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, na Extensão do Bosque, em Rio das Ostras, colocaram a mão na massa para transformar o ambiente de aprendizado e convivência em um lugar mais aprazível. Durante o mês de outubro, os 70 estudantes das turmas 703 e 704 da unidade de ensino participaram do projeto “Arte Urbana”, coordenado pela professora Anna Rosaura Trancoso.
De acordo com a educadora, ao longo do projeto, os alunos puderam conhecer um pouco do universo da arte urbana por meio de imagens e vídeos. Foi a partir desse aprendizado que idealizaram uma pintura. “Várias ideias foram propostas, e o resultado foi uma mescla de todas elas, buscando algo que retratasse, de alguma forma, a personalidade alegre, vibrante e corajosa dos estudantes”, destacou Anna, que é professora de artes.
O aprendizado extrapolou a sala de aula e, segundo a professora, o mais interessante foi que os alunos perceberam a importância do trabalho cooperativo. Dessa forma, a pincelada de cada um fez a diferença no todo. “As turmas trabalharam ao mesmo tempo, varrendo, fazendo as tintas, desenhando e pintando. Revezaram-se naturalmente nessas funções, todos em prol de uma realização conjunta”, explicou.
Durante a execução da pintura, os alunos se emocionaram e relataram o orgulho que experimentavam por ter colaborado com a obra. A realização da arte urbana possibilitou que se sentissem mais pertencentes à escola e se apoderassem do lugar onde passam a maior parte de seus dias.
Identidade — O resultado foi apreciado por toda comunidade escolar e contagiou os demais professores da unidade de ensino. Os muros da unidade já estão sendo coloridos por alunos de outros anos de escolaridade, e existem projetos de pintura para a Sala de Informática e de continuação do chão do pátio.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS