As faces das redes como acesso à informação
- Atualizado em 03/11/2019 21:27
Sem dúvidas, o acesso às redes, através da tecnologia, acarretou em benesses à sociedade. Mesmo assim, nos primórdios do advento da tecnologia, quase ninguém imaginou que o amplo acesso também trouxesse abalos sísmicos modernos nas relações humanas.
Superficialmente, pode-se dizer que, no passado, os conflitos foram marcados por guerras em todos os lados. Hoje, ao menos em grande parte do mundo, com algumas exceções, o campo de batalha parece ser outro: a internet, em especial as redes sociais.
Pesquisas já indicam que o ser humano, ao denegrir o próximo, libera endorfinas, que são hormônios ligados ao prazer. Na plataforma digital esse processo de destruição parece ser muito mais acelerado. Com apenas um smartphone na mão, o tiro disparado pode ultrapassar fronteiras.
As informações viajam na velocidade da luz e, com elas, as chamadas "Fake News" viajam no mesmo tempo, ou até mais rápido. Em contrapartida, as respostas das informações dúbias vão de charrete. Tarde demais. O alcance da primeira informação gerada é maior, e quanto mais demorado for a resposta do indivíduo atingido, menor é o alcance.
É muito comum, entre as batalhas na internet, em especial nas mídias sociais, vilões e heróis inverterem de papéis. No que tange à política, essa ideia fica mais nítida. Como exemplo, vilões que acabaram perdendo o trono, ou até mesmo o almeja, partem para um processo de disseminação de notícias tendenciosas ou inverdadeiras, e os mesmos acabam assumindo um papel de senhor da razão. É uma lástima, pois as notícias não vêm acompanhadas com um livro da história do criador, poderia até ser em quadrinhos, para ilustrar tamanha hipocrisia.
Ainda no campo da política, a evolução da disseminação de informações deu espaço a demagogos potenciais, os chamados "outsiders". É notável o considerável aumento dessas figuras na política mundial. Por conseguinte, isso representa um perigo, em especial para as democracias, principalmente no momento em que os guardiões da democracia - partidos políticos- se encontram enfraquecidos popularmente.
Contudo, não existem meios eficazes para neutralizar a mau intencionalidade humana. A internet serviu como uma arma para esses indivíduos e, infelizmente, não foram criadas portas giratórias que são capazes de fazer a checagem desse porte. Por ora, a sociedade deve usar coletes à prova de balas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Frederico Monteiro

    [email protected]