TSE mantém prisões de Thiago Virgílio, Kellinho e buscas por Linda
12/11/2019 21:28 - Atualizado em 12/11/2019 21:52
Thiago Virgílio, Kellinho e Linda Mara
Thiago Virgílio, Kellinho e Linda Mara / Folha da Manhã
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, as prisões dos ex-vereadores Thiago Virgílio e Kellinho, além das buscas por Linda Mara, que continua foragida da Justiça. A decisão aconteceu na sessão da noite desta terça-feira (12). Os três foram condenados em a cinco anos e quatro meses de prisão por participação no que o Ministério Público chamou de "escandaloso esquema" de troca de votos por Cheque Cidadão na eleição de 2016.
Kellinho e Thiago estão no presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, enquanto Linda Mara ainda é procurada pela Polícia Federal. Após a condenação dos três em segunda instância, a defesa insistiu em novos recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), enquanto outro réu na mesma ação penal, o ex-vereador Jorge Rangel (PTB), apelou ao TSE.
Todos os condenados criminalmente na operação Chequinho conseguiram habeas corpus com o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para recorrerem em liberdade até o final do processo. No entanto, neste meio tempo entre os recursos no TRE, o presidente da Corte considerou que houve trânsito e julgado e mandou executar as penas de Virgílio, Kellinho e Linda, enquanto a defesa de Rangel ainda pode recorrer no TSE.
Com a decisão desta terça-feira, os três ex-vereadores só podem recorrer ao STF. Anteriormente, o advogado Vanildo da Costa Junior, que representa o trio, afirmou que a prisão era ilegal.
Garotinho - Mais cedo, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) anulou o desdobramento da operação Chequinho contra os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho na Justiça comum e enviou o processo para a Justiça Eleitoral (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]