TJ mantém processo de impeachment suspenso em Carapebus
01/11/2019 20:11 - Atualizado em 06/10/2020 18:53
Christiane Cordeiro
Christiane Cordeiro / Folha da Manhã/ Divulgação
A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve, por unanimidade, a suspensão do processo de impeachment da prefeita de Carapebus, Christiane Cordeiro (PP), que corria na Câmara de Vereadores.
 Os vereadores abriram uma Comissão Processante em abril para investigar a chefe do Executivo por crimes de responsabilidade. Segundo a denúncia, o marido de Christiane e ex-prefeito, Eduardo Cordeiro, seria o “prefeito de fato”. A acusação também faz referência a descumprimento do orçamento e a não publicação de decretos e do Plano Plurianual.
A defesa de Christiane nega as acusações e argumentou que os supostos crimes investigados pela Câmara não são considerados de responsabilidade, sendo competência análise apenas do Judiciário. A tese foi inicialmente aceita pela juíza Kathy Byron Alves dos Santos, da comarca única de Quissamã e Carapebus, que determinou a suspensão do processo. No entanto, após recurso do Legislativo, a magistrada voltou atrás, no último dia 16 de julho, e voltou a liberar a tramitação da denúncia.
o juízo de segunda instância considerou que, como o processo está em fase de conclusão, poderia haver instabilidade no município com uma eventual cassação antes da análise da Justiça sobre o caso. “Não houve alterações na situação fática existente à época em que prolatada a decisão que concedeu a liminar, permanecendo a existência de risco de dano grave ou de difícil reparação. Com efeito, caso a sentença prolatada seja cumprida de imediato, a prefeita estará na iminência de perder seu cargo. E, na hipótese de o recurso de apelação vier a ser provido, haverá sua recondução. Nesse sentido, indubitável reconhecer a instabilidade causada”.
Confira a decisão completa abaixo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]