TSE adia julgamento do pedido de cassação da prefeita de Italva
26/11/2019 21:06 - Atualizado em 26/11/2019 22:08
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para a próxima terça-feira (3) o julgamento do processo que pede a cassação da prefeita de Italva, Margareth do Joelson (PP), e do seu vice, Bruninho (PV). Na sessão da Corte desta terça (26), o advogado Márcio Luiz Silva, que defende Margareth, chegou a ser chamado para sustentação oral. No entanto, logo no início, o ministro Luís Roberto Barroso se declarou suspeito por, segundo ele, só agora detectar a presença de um documento que o impede de participar do julgamento. “Até por excesso de zelo, mas eu gostaria de não participar”, disse Barroso.
Para julgar o caso, a Corte precisa de quórum completo. A defesa da prefeita de Italva pediu que o julgamento fosse adiado. Já o advogado Carlos Eduardo Ferraz, que representa Leonardo Ora-to Rangel, o Léo Pelanca (PSC), que concorreu a prefeito de Italva em 2016 e perdeu com uma diferença de 141 votos, pediu que a decisão ficasse, então, para a próxima sessão, que será na terça da semana que vem. A ministra Rosa Weber, presidente do TSE, confirmou a inclusão do caso em pauta. A relatoria é do ministro Og Fernandes.
A prefeita de Italva foi condenada, em primeira e segunda instâncias, por abuso de poder político e econômico na última eleição municipal, de 2016. De acordo com a sentença do juízo de piso, em dezembro de 2017, ficou comprovado que houve promessa de emprego para eleitores em troca dos votos nos réus, além de pagamento de exame médico em troca de pedido de votos. Após esgotar os recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Margareth chegou a ser afastada do cargo por 12 dias, em 2018. Voltou à Prefeitura em 19 de dezembro, também no ano passado, após conseguiu uma liminar do então ministro Admar Gonzaga.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi movida por Léo Pelanca. Três dias antes da última eleição municipal, uma busca e apreensão da Justiça Eleitoral na casa da então candidata Margareth do Joelson descobriu mais de 200 bonecas. Segundo denúncias, elas seriam distribuí-das em troca de voto. Também foram encontrados títulos de eleitor e até contas de luz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]