Alan de Grussaí toma posse na Câmara de SJB
12/11/2019 10:10 - Atualizado em 12/11/2019 12:39
Alan durante a posse na sessão desta terça
Alan durante a posse na sessão desta terça / Divulgação/Câmara de SJB
A Câmara de São João da Barra deu posse, na manhã desta terça-feira (12), ao vereador Alan de Grussaí (PSDB). Ele é suplente de Gersinho Crispim (SD), afastado da Casa no mês passado, após ser preso em flagrante, sob acusação de participação em um esquema de “rachadinha”. No dia seguinte à prisão, em audiência de custódia, Gersinho foi liberado do cárcere, mas teve uma série de medidas restritivas aplicadas: entre elas o afastamento do cargo por 180 dias. Desde então, existia a expectativa pela convocação do suplente.
— Estamos chegando à Câmara com objetivo de colaborar. E colaborar não só em relação aos anseios dos meus eleitores, mas com toda São João da Barra, como acredito ser o desejo de todos os vereadores aqui. Com relação à postura na Câmara, caminharei na base, compondo com o governo — afirmou o agora vereador Alan, minutos antes da posse.
Como Gersinho era segundo secretário da Casa, os vereadores fizeram nova eleição para o carga da mesa diretora nesta terça. O eleito foi o vereador Caputi (Podemos), com sete votos.
Então suplente, Alan chegou a acionar a Procuradoria da Câmara pedindo para ser convocado. O pleito foi analisado e, com base no regimento interno e na Lei Orgânica, o parecer foi exarado e lido na sessão da última quarta-feira (6). O hiato entre o afastamento de Gersinho e a convocação do suplente foi porque a Câmara consultou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para confirmar a ordem de suplência.
A coligação entre os partidos SD, PSDB, PMN, PMB, PTC e DEM obteve 3.962 votos em 2016, ficando com uma das nove vagas na Câmara. O primeiro da lista foi Gersinho, com 915 votos, seguido por Alan, com 868. Eles estavam no palanque do ex-prefeito Neco (MDB), que naquele pleito disputou a reeleição, mas foi derrotado pela prefeita Carla Machado (PP). Poucos dias após o pleito, Carla fez uma publicação no Facebook sobre as conjecturas para eleição da mesa diretora da Câmara e mostrou que sua base governista já contava com reforço de Gersinho. Alan, apesar de ter sido oposição em 2016, também já está alinhado com a prefeita.
Saída de Gersinho — O vereador afastado foi preso acusado de participar de um esquema de “rachadinha”. O flagrante aconteceu na porta da Câmara, quando um assessor estaria entregando ao parlamentar R$ 3,5 mil. Gersinho foi delatado pelo então subdiretor da Casa, Jonas Nogueira dos Santos. Ele teria assumido o cargo por indicação do vereador, que fazia parte da mesa diretora. Jonas foi exonerado no fim de outubro. O processo que apura a situação de Gersinho tramita em segredo de Justiça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]