Inea inicia análise de balneabilidade no Pontal de Atafona nesta quarta
04/11/2019 19:04 - Atualizado em 04/11/2019 21:39
A mensagem que circula nas redes sociais sobre o risco de contaminação a partir do contato com a água e a areia do antigo Pontal de Atafona não tem aval do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). Em reunião na tarde desta segunda-feira (4), ficou definido que um estudo sobre as condições de balneabilidade será iniciado nesta quarta-feira (6). Devido ao intervalo mínimo para coleta e análises, o primeiro relatório será divulgado em dezembro, antes do início do verão.
Em tempo — Inicialmente, a informação era que a coleta começaria na terça (5), mas, por volta das 21h30, a Prefeitura de SJB informou que o trabalho começa na quarta-feira (atualizado às 21h39).
Na reunião, foi informado que esta será a primeira análise de balneabilidade do antigo Pontal. Frequentemente, o monitoramento em Atafona só acontecia até as imediações do local onde ficava a Caixa d’água. Para um relatório confiável, o Inea toma como parâmetro um intervalo mínimo de cinco amostragens. Normalmente, o espaçamento entre elas é de 15 dias. No entanto, no caso do Pontal, por ser a primeira, as coletas serão semanais, seguindo todas as normas previstas pelo instituto.
Mensagem, sem citar fontes, circula desde o fim de semana nas redes sociais/Reprodução
Mensagem, sem citar fontes, circula desde o fim de semana nas redes sociais/Reprodução
Participaram do encontro o novo superintende do Inea, Frederico de Almeida, e a secretária de Meio Ambiente de SJB, Joice Pedra. A Prefeitura vai oferecer apoio ao Inea para realização dos estudos.
Como o blog mostrou há pouco (aqui), desde que a foz do Paraíba do Sul fechou (aqui), o movimento ficou intenso no local do antigo Pontal. Tanto que a Prefeitura teve que montar uma estrutura com a Guarda Civil Municipal — impedindo o acesso de veículos à localidade da Baixada, ruas sem saída a caminho do Pontal — e salva-vidas na orla.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]