Ponto Final - Primeira santa brasileira
11/10/2019 22:36 - Atualizado em 05/11/2019 16:58
Primeira santa brasileira
Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, será canonizada amanhã. A cerimônia, presidida pelo Papa Francisco, acontece às 5h (pelo horário de Brasília), no Vaticano. Alguns devotos do “Anjo Bom da Bahia” vão se reunir no santuário dedicado à futura santa, localizado na Av. Dendezeiros, bairro do Bonfim, em Salvador, para acompanhar a cerimônia, em um telão de 15 metros quadrados. Para virar santa, Dulce teve dois milagres atribuídos à sua intercessão reconhecidos pelo Vaticano.
Primeiro milagre
Maria Rita Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), teve o processo de canonização iniciado em janeiro de 2000. Três anos depois, a Santa Sé, sob o comando do papa João Paulo II (hoje santo da Igreja) validou o primeiro milagre atribuído à sua intercessão. O milagre aconteceu na cidade de Itabaiana, em Sergipe, quando as orações à religiosa teriam feito cessar uma hemorragia em Claudia Cristina dos Santos, que padeceu durante 18 horas após dar à luz ao seu segundo filho. Em abril de 2009, o então papa Bento XVI concedeu o título de Venerável à freira baiana, que se tornou a “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.
Obras sociais
Irmã Dulce foi beatificada, dois anos depois, em uma cerimônia religiosa que reuniu 70 mil pessoas em Salvador. O segundo milagre reconhecido pelo Vaticano, para canonizar a baiana, foi a cura instantânea da cegueira de José Maurício Moreira, de 50 anos. Santa Dulce dos Pobres, a partir de amanhã, ou a já conhecida Anjo Bom da Bahia deixou um legado, antes mesmo da glória católica dos altares. A adolescente apaixonada por futebol distribuía comida e fazia curativos nas pessoas em situação de rua. Os atos eram apenas o embrião das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que atende milhares de pessoas por dia até hoje.
Fé e política
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), vai ao Vaticano para cerimônia de canonização da baiana. Ontem, em Roma, Mourão fez questão de deixar claro que o papa Francisco e a Igreja Católica não são inimigos do governo brasileiro. O tema vem à tona pela ausência do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na cerimônia, bem como o cancelamento da presença na missa que será celebrada na Fonte Nova, dia 20. Isso sem falar no conflito de ideias com o Vaticano em questões relacionadas à Amazônia, tema de um Sínodo ainda em curso.
Faetec
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) voltará a oferecer cursos profissionalizantes em Morro do Coco. A indicação foi realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pelo deputado estadual Gil Vianna (PSL). E foi viabilizada por meio de parceria com o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) que será possível atender a localidade. Ele destinará verbas de emendas federais para a reabertura da unidade. A Faetec atende cerca de 300 mil alunos por ano em mais de 130 unidades de ensino.
Feriadão
Hoje é feriado nacional, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Como caiu no sábado, não muda muito a rotina dos trabalhadores. No entanto, quem atua no setor da educação pública vai curtir mais um feriadão. Na terça-feira, dia 15, é comemorado o Dia do Professor. As escolas da rede municipal de Campos vão “enforcar” a segunda-feira, folgar na terça e só retomar as atividades na quarta-feira. É um fim de semana mais do que prolongado para o descanso dos professores.
Canta
O Canta Campos está de volta ao Jardim São Benedito, hoje, às 16h. Os 21 candidatos não aprovados na primeira fase disputarão, agora, quatro vagas na repescagem. Realizado pela Prefeitura de Campos, o evento tem objetivo de revelar talentos. A primeira etapa do festival classificou 36 cantores amadores. A próxima etapa acontece no dia 19 e será seguida de oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. O público também participará da seleção do grande vencedor do Canta Campos. Para a semifinal e final, a votação será online, por meio de um link que será disponibilizado no portal da Prefeitura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS