Ponto Final - Romaria dos políticos sanjoanenses ao Congresso
04/10/2019 08:34 - Atualizado em 14/10/2019 14:26
Romaria
No mês de outubro em ano que não é eleitoral, a cena se repete em Brasília. Com a proximidade do fim do prazo para inscrição de emendas, que termina no dia 24 de outubro, uma romaria de prefeitos e vereadores segue para o Congresso Nacional em busca de recursos junto a parlamentares dos seus redutos eleitorais. E nisso, São João da Barra não é diferente. De um lado está a prefeita Carla Machado (PP), com os vereadores da base governista. Do outro, aparecem os vereadores de oposição. Em comum, todos batem nos gabinetes para solicitar emendas para o município.
Solicitações
Na comitiva da prefeita, estiveram os vereadores Aluizio Siqueira (PP), Alex Firme (PP), Chico da Quixaba (PSL), Gersinho Crispim (SD), Ronaldo da Saúde (Pros) e Sônia Pereira (PT), além do vereador licenciado e atual secretário de Transportes, Elísio Rodrigues (PDT). Eles passaram por diversos gabinetes e destacam na viagem a liberação de um convênio firmado anteriormente com o Fundo Nacional de Saúde (Funasa), que acabou suspenso por meio de um decreto que cancelou os empenhos. Já os vereadores de oposição — Eziel Pedro (MDB) e Franquis Areas (PL) — pleitearam emendas para a Santa Casa de Misericórdia do município.
Nova diretoria
Com três vereadores em Campos, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) inaugura hoje, às 19h, sua nova sede e dará posse ao novo diretório municipal. De olho em 2020, o atual presidente, Thiago Virgílio, convidou o ex-presidente da Câmara, Edson Batista, para “dividir experiência na presidência do partido”, segundo palavras do próprio Batista. Edson se desfiliou do PTB após entrar em rota de colisão com a nova comandante da legenda, a superintendente de Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim. Em postagem nas redes sociais, o petebista, que chegou a ensaiar uma aproximação com o prefeito Rafael Diniz (Cidadania), evitou entrar em polêmicas ao se despedir da legenda.
Bancada
O PTC não atingiu a cláusula de barreira na eleição de 2018 e, com isso, não terá direito a tempo de televisão e nem ao dinheiro do fundo eleitoral. Alguns partidos nesta situação resolveram se fundir com outros, como o Patriota e o PRP. Porém, os trabalhistas cristãos vão seguir com o mesmo CNPJ mesmo com as dificuldades impostas pela legislação eleitoral. Em Campos, a sigla possui uma das maiores bancadas no Legislativo com três nomes: Cabo Alonsimar, Jairinho é Show e Renatinho do Eldorado.
Apoio a artesãos
Gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), o projeto “Viva o Artesanato” está prestando apoio a quem deseja obter a “Carteira Nacional de Artesão”. O documento é emitido pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela decretaria Estadual de Turismo, que quer mapear e desenvolver a atividade artesanal. Segundo o vice-presidente da Codemca, Marcel Cardoso, cerca de 40 artesãos já fizeram o pré-cadastro na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes.
Rubro-Negros
Os membros da embaixada Fla Campos têm demonstrado empenho no apoio ao Flamengo. Seis torcedores representaram o grupo no jogo de ida da semifinal da Libertadores, quarta-feira (02), contra o Grêmio, no estádio do adversário, em Porto Alegre. Certamente um grupo maior viajará para a partida de volta, dia 23, no Maracanã. Em Campos, costuma ficar lotada a sede da embaixada em todos os jogos da equipe que lidera o Brasileirão e disputa uma vaga na final da competição continental.
Obras na RJ 142
A RJ 142, que liga a Região Serrana até a Região dos Lagos, está recebendo obras para melhorar a segurança. Também conhecida como Serramar, a estrada possui características particulares, pois o primeiro trecho, entre os distritos de Mury e Lumiar, em Nova Friburgo, atravessa uma área de preservação ambiental. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reiniciou em setembro os serviços para estabilização de encostas no trecho. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em abril de 2020.
Charge do dia:
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS