Ponto Final - Tumulto na sessão da Câmara de Campos
02/10/2019 09:10 - Atualizado em 05/11/2019 16:57
Tumulto na Câmara
A sessão da Câmara de Campos precisou terminar mais cedo. O motivo: a insatisfação de alguns motoristas de vans com o novo modelo de transporte público. Apesar de o Instituto Municipal de Transporte e Trânsito (IMTT) já ter iniciado a integração tarifária em dois setores e anunciar que os demais começarão em breve, alguns permissionários, com o claro intuito de tumultuar o processo, querem autorização para circular até a rodoviária Roberto Silveira. Só que como todo campista já está cansado de saber, as vans e micro-ônibus só estão autorizadas a fazer a ligação entre distritos e terminais de integração.
Mudanças necessárias
Na segunda-feira, a integração tarifária já começou para dois setores, A (Baixada) e B (Martins Lage). Isso não significa que o novo sistema de transporte esteja funcionando perfeitamente. Na verdade, está longe disso. Por exemplo, os terminais provisórios não são suficientes para atender toda população e as adaptações precisam acontecer. Aliás, são melhorias que precisam ser pensadas para os usuários do transporte público, sem importar se vai agradar ao poder público, empresários de ônibus ou permissionários de vans ou micro-ônibus.
Figurinhas repetidas
O protesto dos permissionários foi válido por algum período, mas já começa a ter conotações político-partidária. Sempre na Câmara, sempre com as mesmas figuras, sempre sem apontar soluções que se enquadrem naquilo que foi amplamente discutido antes de o novo sistema de transporte começar a ser implantado. Só não vê quem não quer: alguns adesivos já estampam nas vans as pretensões de alguns em lançar candidatura. Na democracia, isso é válido. Só não parece normal fazer toda categoria de palanque, colocando alguns até em situações desconfortáveis e expostos a riscos.
Apaziguar
Com seu temperamento já conhecido por todos, o presidente da Câmara campista, Fred Machado (Cidadania), recebeu parte dos manifestantes, como já fez em outras oportunidades. Estava acompanhado do líder do governo, o vereador Genásio (PSC). Apesar de ouvirem os pedidos e, certamente, encaminharem ao prefeito Rafael Diniz (Cidadania), os parlamentares sabem que não há possibilidade de retroagir no que já está posto como áreas para ônibus e outras para vans e micro-ônibus. O diálogo, sempre salutar, tem mais papel pacificador, para fazer com que os mais exaltados acalmem os ânimos.
IFF contrata
O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou o edital do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de profissionais técnicos de nível superior especializados em Libras, para atendimento de excepcional interesse público na instituição. São ofertadas seis vagas para atuação nos campi Campos Centro, Macaé e Quissamã. As inscrições deverão ser realizadas presencialmente até o dia 30 deste mês, das 8h às 18h, no campus em que o candidato irá concorrer à vaga, mediante entrega da documentação exigida no Edital N.º 147/2019. O resultado final será divulgado dia 20 de novembro de 2019, após as 18h.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição, no valor de R$ 70,00, deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser retirada no site www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/gru. Os pedidos de isenção de taxa devem ser feitos até o dia 11. O resultado da isenção será divulgado no dia 15. O processo seletivo terá duas etapas: análise de currículo e prova prática, que será realizada no dia 11 e 12 de novembro, nos campi Campos Centro e Macaé (para os que concorrerem a vagas nos campi Macaé e Quissamã). Os profissionais contratados receberão R$ 4.180,66, para carga horária de 40 horas semanais e benefícios.
Cidade Poema
Começou ontem em São Fidélis a Semana da Poesia 2019. O evento acontece até o fim de semana na praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro, tendo como uma das atrações a já tradicional Feira de Livros. Ontem o cantor Paulinho Moska fez show no local. Quem estiver pela “Cidade Poema” hoje pode conferir a feira do livro e do artesanato já a partir das 9h. Durante todo o dia acontecem oficinas e apresentações. Já às 22h, na praça de alimentação, tem show com Olinda e Banda. A realização é da Prefeitura em parceria com o Sesc.
Charge do dia:
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS