Petróleo pode ter sido despejado "criminosamente", diz Bolsonaro
08/10/2019 13:36 - Atualizado em 21/10/2019 16:18
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles / Agência Brasil-Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta terça-feira (8) sobre as manchas de petróleo que atingem o litoral do Nordeste desde o mês passado. Segundo ele, as manchas podem ter sido despejadas “criminosamente". O que se vê nas areias do litoral Nordestino são petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo, como gasolina e outros.
—É um volume que não está sendo constante. Se fosse de um navio que tivesse afundado estaria saindo ainda óleo. Parece que criminosamente algo foi despejado lá — disse, ao deixar o Palácio da Alvorada, após reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
As manchas já atingem o litoral de todos os estados do Nordeste e seguem se movimentando pela costa brasileira.Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal (PF), na semana passada, para apurar a origem da substância.
A contaminação também é monitorada por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde o dia 2 de setembro, quando as primeiras manchas foram localizadas no litoral nordestino.
Bolsonaro também determinou, por meio de decreto, publicado no último sábado (5), uma investigação sobre as causas e a responsabilidade sobre o derramamento do óleo. 
Fonte: Agência Brasil 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS