Projetos de SJB conquistam Prêmio Paulo Freire
15/10/2019 16:36 - Atualizado em 21/10/2019 15:03
Divulgação-Secom
Os projetos Pé no IFF, Xadrez Escolar e Escola com Partido, da rede municipal de ensino de São João da Barra, receberão no dia 30 deste mês o Prêmio Paulo Freire, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na categoria Menção Honrosa. A premiação é pela contribuição dos projetos com a educação pública.
O Pé no IFF começou em março deste ano. É um processo de transição entre o fundamental II e o ensino médio. Os alunos participam de simulados online, usando a tecnologia dos telefones celulares de forma pedagógica. Um projeto piloto foi realizado em 2017 na Escola Municipal João Flávio Batista, de Cajueiro, e resultou no aumento de 80% dos alunos aprovados no IFF.
Outro projeto premiado, o Xadrez Escolar, começou também este ano, em maio. Nesta primeira fase, são 700 adolescentes matriculados em 14 escolas da rede municipal, com resultados positivos na concentração e no desempenho escolar. As aulas são ministradas por cinco professores contratados por meio de parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio).
O Prêmio Paulo Freire vai também para o Escola com Partido, desenvolvido em 2017 na João Flávio Batista, onde o atual coordenador do Plano Municipal de Educação, Cláudio Andrade, servidor de carreira da Prefeitura, trabalhava como orientador educacional.
O projeto foi apresentado ano passado no Congresso Popular de Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo foi levar para a escola a importância da reflexão e da compreensão sobre os temas do cotidiano e da comunidade.
— O Escola com Partido mostra que a educação é política, que tem que haver reflexão, compreensão da realidade, do cotidiano — explica Cláudio, que é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFF.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, destaca a importância do reconhecimento do município com a premiação. “Ficamos felizes com o reconhecimento da educação pública em palcos que ultrapassam o âmbito municipal. De 2017 para cá isso vem acontecendo com alunos e docentes, o que demonstra que a força da rede pública está em sua coletividade”, afirma.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS