Campos no Dia D de vacinação contra o Sarampo
Ícaro Barbosa 19/10/2019 12:18 - Atualizado em 21/10/2019 14:35
Ícaro Barbosa
Está acontecendo neste sábado (19), em Campos, o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nessa fase, o público-alvo são crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade, que ainda não tomaram nenhuma ou apenas uma dose da vacina. As 41 salas de vacinação do município funcionarão até às 16h. Segundo a Doutora Andreya Moreira, Coordenadora da Vigilância em Saúde, da Secretaria de saúde de Campos,  essa faixa etária está sendo priorizada porque o Ministério da Saúde pediu para diminuir a idade mínima de 12 meses para 6 meses.
– O Brasil já vem sofrendo com o movimento anti-vacina há alguns anos, então houve uma cobertura nacional diminuída. Nós tentamos através de campanhas, comunicação, rede social e da mídia, conseguir auxílio para trazer as pessoas para se vacinarem pois, assim como a febre amarela que precisou acontecer para as pessoas buscarem a vacinação, perder pessoas para doenças que existem vacina é incabível.
A segunda etapa da vacinação começa em 18 de novembro. O público-alvo são adultos não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D para esse grupo será em 30 de novembro. A Vigilância em Saúde ressalta que a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é aplicada na rede pública durante o ano.
Ana Paula Fontes, mãe da vitória de 8 meses, levou a filha para tomar a primeira dose da vacina. 
– É muito importante tomar essa vacina, até pelo surto de sarampo que surgiu no país. É interessante que outros pais também tenham a iniciativa de vacinar seus filhos, assim erradicaremos a doença, novamente, no Brasil.
O ônibus da Vigilância em Saúde está reforçando o trabalho do Dia D, no Jardim São Benedito, no Centro, com uma equipe atuando durante todo o horário de atendimento, até às 16h.
Em Campos, não há casos de sarampo registrados desde 2007. No Brasil, foram registrados 5.404 casos de sarampo até agosto neste ano.
Quem não deve se vacinar - Não deve se vacinar, quem estiver com quadro febril agudo grave e gestação. Não vacinar caso seja portador de câncer; tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tuberculose; distúrbios sanguíneos; em uso de medicamentos imunossupressores; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea. O cuidado maior a ser inspirado é com os pacientes alérgicos a proteína do leite, as reações aos alérgicos a ovo são menores.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS