Outubro Rosa: Álvaro Alvim atende 200 mulheres no mutirão deste sábado
Ícaro Barbosa 19/10/2019 13:29 - Atualizado em 21/10/2019 14:35
Ícaro Barbosa
Aconteceu na manhã deste sábado (19), no Hospital Escola Álvaro Alvim, o mutirão de atendimento médico, que realizou 200 consultas de mastologia, visando a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. Para a ação, que integra a programação do projeto Outubro Rosa, o setor de Oncologia em parceria com o Setor de Ginecologia e Mastologia do HEAA mobilizou uma equipe de 10 médicos ginecologistas e mastologistas, residentes, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio administrativo.
“Toda equipe de ginecologia e mastologia se mobilizou para orientar as pacientes quanto a necessidade de uma atenção maior à saúde, com mudança em alguns hábitos de vida, principalmente a realização do autoexame e a necessidade de se fazer mamografia periodicamente”, informou o chefe do setor de ginecologia do HEAA, Dr. Israel Nunes Alecrin.
Lucia Helena é doméstica, e tomou conhecimento do mutirão pela Folha.
—Eu fiquei sabendo da campanha pela Folha da Manhã, no jornal, quando estava no serviço. Eu vim só pela campanha. É o segundo ano que eu venho e está tudo bem organizado, eu gosto de fazer esse processo anualmente, pois quanto mais cedo identificar alguma coisa maior é a possibilidade de tratamento. - Destacou.
Estela Quintanilha de Sá, Terapeuta, também atendeu o chamado e compareceu:
—Eu tomei conhecimento da campanha pelo Facebook. A existência de casos de câncer de mama na família influenciou na demanda de exames. A programação com música  ajuda a distrair e passar o tempo. Essas ações são muito legais, não deveriam ser apenas em outubro, mas o ano inteiro. Até porque para marcarmos um médico pelo SUS, um mastologista ou ginecologista, é dificílimo. Já em uma ação dessas muitas mulheres recebem o atendimento - Destacou.
 
O administrador da unidade, Flávio Hoelzle, explicou como surgiu a oportunidade no mutirão:
- A ideia partiu do nosso setor de oncologia, chefiado pelo Dr.Frederico Barbosa, é uma satisfação muito grande, ano após ano, ajudar na prevenção e detecção do câncer de mama. A detecção precoce facilita e ajuda na questão do tratamento. O dia hoje é focado no câncer de mama, com 10 mastologistas e 200 consultas disponibilizadas, havendo a necessidade do exame de mamografia, as pacientes serão diretamente encaminhadas aos guichês e os exames serão agendados, no mais tardar, na segunda quinzena de novembro. As vagas foram preenchidas há mais ou menos duas semanas e meia atrás. Nós anunciamos, fizemos a mídia, liberamos a marcação de consultas e as pacientes vieram as dependências do hospital e realizaram o agendamento.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS