Campanha para doar medula nesta sexta e sábado no Ciep da Lapa
18/10/2019 08:30 - Atualizado em 21/10/2019 14:22
Acontece nesta sexta (18) e sábado (19), a campanha “Campos, doe esperança. Doe medula”. A iniciativa visa realizar cadastros de doadores de medula óssea para ajudar a salvar vidas de pessoas que necessitam de um transplante. A ação acontece no Ciep Nilo Peçanha, na Lapa, das 8h às 16h.
Segundo os organizadores, a expectativa é de que sejam realizados mil cadastros nos dois dias de evento. A campanha foi iniciada por voluntários e ganhou adesão de outros representantes da sociedade civil organizada e também da Prefeitura de Campos. Cerca de 200 pessoas vão estar no Ciep da Lapa durante os dois dias, dando suporte aos profissionais da saúde e ao público. As diretrizes para a campanha começaram a ser discutidas no dia 12 de agosto, em um encontro que reuniu representantes de diversos segmentos da comunidade, familiares de pacientes portadores de leucemia, além das equipes do Hemocentro Regional de Campos e do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Na edição do último domingo, a Folha da Manhã chegou a publicar uma reportagem especial contando o caso de três pessoas que aguardam por um transplante de medula. A professora Priscila Pixoline, de 34 anos, foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA)em março deste ano e, desde então, faz quimioterapia. Já Patrícia Campos, de 34 anos, foi diagnosticada com Anemia de Fanconi. E Matheus Morgade, de 19 anos, também descobriu uma leucemia. (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS