Permissionários de vans fazem manifestação em vários pontos da cidade
Paula Vigneron e Clícia Cruz 11/10/2019 12:59 - Atualizado em 14/10/2019 14:06
Permissionários dos setores E e F do transporte alimentador de Campos realizaram, na manhã desta sexta-feira (11), uma manifestação em diversos pontos da cidade. Eles se reuniram às 5h para o início do ato. Por volta das 10h, o grupo chegou em frente à casa do prefeito Rafael Diniz. Os manifestantes alegam que não estão conseguindo trabalhar, porque a empresa que seria responsável por fazer a integração com os setores estaria se recusando a colocar as linhas em operação de acordo com a proposta da Prefeitura. Eles querem um posicionamento a respeito de quando eles vão poder começar a trabalhar de forma plena.
Os manifestantes percorreram várias ruas da cidade. Dezenas de veículos saíram em uma carreata do Shopping Estrada, seguindo pela avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), em direção à Prefeitura e ao Cais da Lapa, antes da chegada à casa do prefeito. 
Permissionário do setor F, que faz a linha Ururaí, Tapera, Araçá, Ponta da Lama, Dores de Macabu, Pernambuca, Ibitioca, Caxeta, Imbé e Lagoa de Cima, Fabiano Rodrigues Menezes, de 39 anos, explicou que o proprietário da empresa teria alegado que a proposta feita pela Prefeitura não estaria sendo cumprida conforme o combinado.
— Os setores E e F são os mais prejudicados de todo o sistema. A empresa que atende a esses setores parou de atender os terminais e não aceita fazer o sistema de integração. Segundo o dono da empresa, não foi passado para ele o que deveria ser passado e ele deixou de fazer. A proposta feita, segundo o empresário, não está sendo cumprida: o pagamento da tarifa integral. Por esse motivo, ele não quer mais atender o terminal e muito menos diminuir os carros da linha dele. Dessa forma, a gente não consegue trabalhar — informou Fabiano, ressaltando que, com isso, os ônibus circulam direto para o Centro sem passar pelo terminal. — Ou seja, você não consegue trabalhar. O que é mais viável para a população: você pegar um ônibus direto da sua casa para o Centro ou você pegar um ônibus, descer no terminal, pegar outro e ir para o Centro? — questionou.
Winter de Souza, interlocutor e permissionário do setor E — responsável pela linha Rio Preto, Itereré, Lagoa de Cima, Santa Cruz —, relatou as dificuldades que o grupo vem enfrentando.
— Nós não conseguimos rodar nem um dia. A empresa que deveria fazer a integração se recusa a colocar os ônibus. Enquanto isso, nós estamos enfrentando dificuldade, colegas sem dinheiro pra pagar luz, água, gente passando necessidade. Nós somos trabalhadores, pessoas de bem. Acho que sempre fizemos um bom trabalho e precisamos do apoio de todos, de ajuda, para trabalhar e levar o pão de cada dia para casa — contou o permissionário.
Em nota, a Prefeitura informou que “O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) está tomando as medidas cabíveis e atuando para melhoria e regularização do sistema”.
A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas e acompanharam a manifestação em frente à casa do prefeito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS