Dia das Crianças: comércio na expectativa do último dia de vendas
Ícaro Barbosa e Paulo Renato Porto 11/10/2019 17:37 - Atualizado em 14/10/2019 13:36
Isaías Fernandes
O Dia das Crianças, 12 de Outubro, instituído no Brasil em 1924, ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho e sancionado pelo presidente Arthur Bernardes, é uma data “quente” para o comércio no Brasil, desde que a fábrica de brinquedos Estrela determinou o dia como sinônimo de promoção dos seus produtos, nos anos 60. De lá para cá, todas as lojas de brinquedo aderiram à promoção que passou a integrar o calendário comercial do lojista brasileiro.
– Os sinais de recuperação da economia nacional podem ser refletidos no tímido crescimento de 4%, segundo as expectativas da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) – explicou Orlando Portugal, presidente da Câmara de Dirigentes dos Lojistas de Campos (CDL), que ressaltou: “Não temos como fazer essa medição prévia aqui, em Campos, mas se atendermos ao padrão nacional vai ser em torno desse percentual”.
Alamir Chacur, dono da "Feira Livre", tradicional rede de loja de brinquedos em Campos, diferente de Orlando Portugal, não avalia a situação de maneira tão positiva. Para ele as atitudes de alguns lojistas campistas refletem a crise financeira enfrentada pela economia municipal e estadual.
– Parece que os comerciantes não estão querendo trabalhar. Loja não é só para ganhar dinheiro, nós lojistas temos a função social de servir ao consumidor e prestigiá-lo. Muitos dos meus clientes estão reclamando, com razão, da decisão do Shopping Parque Centro de não abrir em pleno sábado no Dia das Crianças – argumentou Alamir.
Entre os consumidores, o jovem Patrick Velasques comprava um presente para seu filho acompanhado da companheira Ingrid Brito dos Santos. O casal também destacou as vantagens das compras em lojas físicas em um tempo em que muita gente aderiu às compras online. Dentre as vantagens citadas por Patrick estão o bom atendimento na hora de ser recebido, o auxílio prestado na hora de escolher o brinquedo adequado, detectar qualquer defeito antes de pagar e facilitar, caso necessite realizar, a troca (ou devolução) do produto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS